Blog Salto Alto

Que bonito é! Falastrão, maior rival de Cielo é herdeiro da linhagem de ‘peixões’ australianos

UOL Esporte

Brett Hawke, Ian Thorpe, Eamon Sullivan e James Magnussen: os peixões australianos (Crédito: Arte UOL)

Na última década, a Austrália virou referência na natação, formando multicampeões como Ian Thorpe, Eamon Sullivan, Brett Hawke e outros fenômenos das águas. Além da potência nas piscinas, os peixes australianos conquistavam as torcedoras também pela beleza, quase sempre de olhos e cabelos claros e com um físico de causar suspiros. E o novo herdeiro desta linhagem que combina talento com estética é James Magnussen, mais conhecidos dos brasileiros como o principal rival de Cesar Cielo nos Jogos Olímpicos de Londres.

Magnussen, apelidado de míssil por conta de sua velocidade, é a nova sensação da natação. Após se destacar em competições nacionais e continentais em 2010, ele se apresentou de verdade no Mundial do ano passado, quando conquistou três medalhas, duas delas de ouro, e estabeleceu nos 100 m livre o tempo de 47s10, melhor marca do mundo na nova era sem supermaiôs.

Mas como todo astro do esporte que se preze chama atenção também por seu comportamento fora de combate, Magnussen assumiu para sim um estilo falastrão. Os tempos estrondosos nas competições elevaram o ego do nadador às alturas, e ele passou a disparar declarações nada modestas. “Fazer esses tempos neste momento certamente fez soar alguns alarmes por aí”, disse, sobre os adversários. “Quero ser o homem mais rápido da história”, avisou. Até tatuagem ele promete se brilhar em Londres.

O principal alvo de suas aspas nada modestas é Cesar Cielo, a quem promete bater nos 100 m livre. Nos 50 m a briga também será boa, mas nesta prova Magnussen ainda está atrás do brasileiro.

Bonitão, falastrão e talentoso, o míssil australiano agora tem se poupado para espantar mais uma vez o mundo, desta vez nas Olimpíadas. Mas ainda assim, ele já aproveitou a fama para fazer dinheiro também fora das piscinas, principalmente como modelo. Magnussen é garoto propaganda de pelo menos duas grandes marcas – Samsung e Jac5 (marca de cuecas) -, além de estrelar comerciais de outras empresas australianas. Quase sempre sem camisa, claro.

Dividir o tempo entre piscina e estúdio fotográfico, tudo bem. Mas namoro, nem pensar. O míssil faz questão de ficar sozinho neste período final de preparação para a Olimpíada. Independentemente dos resultados em Londres, já se sabe quem será o peixão mais cobiçado do mundo quando acabarem os Jogos.