Blog Salto Alto

Marcas apostam em tendência retrô e moda casual para conquistar mulheres e ‘engomadinhos’

UOL Esporte

O futebol desperta paixões e o amor à camisa, que é considerada o manto sagrado de cada torcedor. É difícil encontrar quem não tenha um time favorito, mas aqueles menos fanáticos relutam em sair por aí vestidos com os tradicionais uniformes de jogo. O motivo? Para os mais ‘engomadinhos’, uma camisa de futebol pode deixar o visual um tanto desleixado. Já para as mulheres, as roupas largas escondem completamente a silhueta feminina.

Diante desse cenário, as marcas e clubes têm investido pesado no mercado fora das quatro linhas e oferecem uma variada linha de moda casual para atender as exigências dos seus torcedores. O Salto Alto fez um levantamento e lista abaixo algumas opções para aqueles que até gostariam de mostrar o amor pelo time, mas ainda não conhecem as opções oferecidas para seu biótipo.

Marcas como Nike, Adidas, Reebok e Olympikus oferecem de camisas pólo e moletons a camisetas e vestidos, grande parte das peças com inspiração retrô, seja por conquistas de títulos ou por elencos históricos. Há diversos modelos e preços, e o público alvo também é variado. Tudo sem deixar de ressaltar o escudo de cada equipe.

Patrocinadora oficial da seleção brasileira, a Nike oferece uma grande diversidade de produtos inspirados no futebol, mas com um corte mais fino e descolado para o dia a dia. Sua coleção tem forte inspiração na vitória do Brasil na Copa 1970, com direito ao brasão da extinta CBD, e é pensada para o clima tropical brasileiro, com peças em algodão e com lavagem especial.

Já a alemã Adidas, patrocinadora de clubes nacionais e internacionais como Real Madrid, Milan, Chelsea, Fluminense, Palmeiras e outros, investe em modelos polo que deixam as camisas de futebol com ar mais clássico. De algodão e poliéster, a maioria das camisas é importada e chega ao Brasil com o preço sugerido de R$ 139,90.

De todas as marcas de material esportivo, as que mais usam tendências retrô são a Reebok, fornecedora do São Paulo, e a Olympikus, de Cruzeiro e Flamengo entre outros times. A maioria das peças tem design que valoriza datas histórias e símbolos especiais dos clubes.

O último lançamento da equipe mineira, por exemplo, é inspirado nos uniformes de 1943, com o mesmo tom de azul e algodão similar ao confeccionado na época. No lugar do brasão atual, a camisa traz as estrelas do Cruzeiro do Sul, resgatando a mudança de nome do time de Palestra Itália para Cruzeiro.

O currículo recheado de conquistas do Flamengo também foi aposta da Olympikus. A fabricante apresentou recentemente uma coleção bem casual. O foco do projeto foi a vitoriosa década de 1980 e o ano de 1914, quando o clube carioca adotou a atual camisa listrada ‘cobra coral’. Camisetas e camisa polo também fazem parte da coleção rubro-negra 2012.

Confira abaixo os modelos selecionados pelo Salto Alto e inspire-se para presentear as pessoas próximas.

(Por Ana Jardim)