Blog Salto Alto

Que bonito é! Aos 40 anos, Figo mantém a boa forma, realiza projetos sociais e ganha fama de “bom moço”

UOL Esporte

Crédito: Alessandro Bianchi/Reuters

Pode não parecer, mas Luís Figo completa quarenta anos neste domingo. Aposentado dos gramados há três anos, o português mantém a boa forma de atleta e o charme que sempre lhe garantiu fãs pelo mundo.

Na carreira de mais de 20 anos no futebol, Figo ganhou diversos campeonatos e chegou a ser eleito como o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2001. Hoje, mesmo aposentado, o galã não deixou o futebol de lado.

Figo lançou este ano, no Brasil, o projeto “Dream Football”. Criada para dar oportunidades aos novos talentos do esporte através do envio de vídeos via internet, a iniciativa busca promover a jogadores de comunidades carentes a inclusão social e dar oportunidades em clubes de médio e grande porte.
O cantor Gabriel, O Pensador, e o técnico Luiz Felipe Scolari, que faz parte do corpo de observação técnica, são padrinhos do projeto.

Figo é um dos criadores do projeto ''Dream Football'' para dar oportunidade para novos talentos do futebol no Brasil. Isso mesmo, o ex-jogador pode ser visto no Brasil de vez em quando. A iniciativa é uma parceria com o técnico Luiz Felipe Scolari, que faz parte do corpo de observação técnica, e com o cantor Gabriel, O Pensador.

Para completar o estigma de ''bom moço'', Figo é, também, embaixador da Unicef, Fundo para a Infância das Nações Unidas.

Nomeado para o posto em 2002, o ex-atleta disse à época que  iria ''criar esperanças para crianças que não têm oportunidades de ter um futuro risonho''. Além disso, é comum ver o português realizando jogos beneficentes em prol dos direitos humanos.

Dentro das quatro linhas Figo também foi marcante. Com passagens por Barcelona, Real Madrid, Sporting e Inter de Milão, o português tem no currículo títulos como uma Taça de Portugal, quatro Campeonatos Espanhóis de Futebol, uma Liga dos Campeões da UEFA, uma Taça das Taças, uma Supercopa Europeia, uma Copa Intercontinental, quatro Campeonatos Italianos, uma Coppa Itália, e três Supercopas Italianas.

Além disso, ele vestiu a camisa da seleção de seu país por 127 vezes, um recorde em Portugal.

Excelente profissional, ''bom moço'' e um ''coroa bonitão'', Figo não poderia estar solteiro. O português é casado, desde 2001, com a modelo sueca, Helen Svedin, com quem tem três filhas: Daniela (13 anos), Martina (10 anos) e Stella (8 anos).

Os parabéns a ele são mais do que merecidos, pelo seu aniversário, pelo engajamento social, pela carreira no futebol e, é claro, por manter a boar forma.

 

Luís Figo

Luís Figo

[tagalbum id=''14253″]