Blog Salto Alto

Que bonito é! Estilo intelectual de brasileiro contra jeito de menino de espanhol aumentam rivalidade no Mundial

UOL Esporte


A rivalidade entre Chelsea e Corinthians no Mundial de Clubes não fica apenas no futebol. Adversários na final deste domingo e elencos mais fortes da competição, os time colocam frente à frente também dois estilos de homem que dividem a cabeça das mulheres.

Paulo André, zagueiro do Corinthians, e Fernando Torres, atacante do Chelsea, além de jogarem em posições rivais, representam dois diferentes estilos, dentro e fora dos campos.

Abaixo, o Salto Alto elenca quatro categorias que mostram a disparidade dos finalistas do Mundial.

1- Personalidade

Paulo André adota o estilo intelectual. Articulado, o brasileiro seduz pela inteligência. O conteúdo de suas entrevistas, a mobilização no sindicato dos jogadores profissionais e o conhecimento político destacam Paulo André dos demais jogadores e agradam as intelectuais de plantão. Ele até já escreveu um livro e ataca de pintor em momentos de descanso. Já do lado do Chelsea, Torres adota um perfil mais tímido. Dificilmente seu nome é visto em notícias fora do futebol. Isso por um simples motivo: o jogador não gosta de aparecer. Ao receber uma homenagem no museu de cera de Madri, o Madame Tussauds, Torres não escondeu a vergonha e chegou a ficar com as bochechas vermelhas pela timidez.

Crédito: Stefan Wermuth/Reuters e Leonardo Soares/UOL

2- Aparência

O rosto delicado e as bochechas naturalmente avermelhadas dão a Torres um ar de menino. Com os cabelos loiros sempre bem penteados, o espanhol tem a feição dos príncipes das histórias de contos de fada. As tatuagens nos dois braços, no entanto, quebram o ar de ''bom moço'' do espanhol. No guarda-roupa, também. O atacante do Chelsea opta por um estilo mais casual, com jaquetas e camisas xadrez. Isso quando não está vestindo o uniforme do clube, vestimenta com a qual é mais visto na imprensa.  Já Paulo André, adota um estilo mais despojado. A barba por fazer e os cabelos bagunçados deixam o zagueiro com a expressão de homem maduro. Para combinar, o corintiano costuma vestir camisas, polos e blazers.

3- Perfil dentro de campo

Aguerrido, Paulo André é exemplo da raça corintiana, sempre cobrando o mesmo de seus companheiros. Ele aparece como um líder na defesa do Corinthians para o Mundial, a terceira melhor do Brasileiro deste ano e a melhor da Libertadores 2012. Empenhado dentro de campo, o zagueiro é bom no desarme, mas costuma perder na velocidade. Virtude na qual Torres não deixa a desejar.

Rápido, o atacante é bom nos contra-ataques e pode ser decisivo no Mundial. Quieto dentro de campo, Torres é mais de agir do que de falar. Ele foi o responsável pelo gol que consagrou a vaga do Chelsea na final da Liga dos Campeões 2011-2012, o último no empate por 2 a 2 com o forte Barcelona no Camp Nou. Com a camisa dos Blues, Torres ainda não teve o mesmo bom desempenho dos tempos de Liverpool, seu clube anterior, mas chega bem para o Mundial. O espanhol marcou cinco gols nos dois últimos jogos do Chelsea, três na goleada por 6 a 1 sobre o Nordsjaelland (Liga) e 2 na vitória por 3 a 1 sobre o Sunderland (Campeonato Inglês).

4-Inspiração

Não é só no perfil e na aparência que os rivais do Mundial de Clubes se distanciam. As inspirações de Torres e de Paulo André para começar a carreira no futebol são bem diferentes. Enquanto o corintiano se espelha em Sócrates, Torres se inspirou em Tsubasa, personagem do desenho japonês Super Campeões, para iniciar sua trajetória.

Com seus pontos positivos e negativos, as duas inspirações dizem muito sobre os jogadores. Sócrates, além da carreira de jogador, também se formou em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Paulo André, por sua vez, ocupa seu tempo livre estudando filosofia, psicologia, economia e literatura por conta própria.

Já o personagem Tsubasa era o líder de sua equipe no desenho Super Campeões e tinha a postura de ''bom moço'', assim como Torres. Na ficção, Tsubasa possuía um ''superchute'', e na vida real o atacante busca pelo seu próprio ''superchute'' para definir no Mundial.

Escolher entre um dos dois é uma tarefa difícil, já que adotam estilos tão distintos. O que é certo é que  na final do Mundial de Clubes farão um grande duelo. Resta esperar pela partida e escolher o seu preferido.