Blog Salto Alto

Linha dura, mulher de Nilton não poupa ‘cornetadas’ e quer que jogador se inspire em Messi

UOL Esporte

 

Crédito: Marcelo Sadio/ Vasco.com.br

Na casa do volante Nilton, do Cruzeiro, quem entende mesmo de futebol é a mulher. Karin Lopes, 26 anos, acompanha todos os jogos do marido, faz análises sobre suas atuações e até quer que o jogador se inspire no craque Messi para melhorar de rendimento.

O casal, junto com a filha Geovanna, de um ano e nove meses, recebeu a reportagem do Salto Alto em um condomínio tranquilo na capital mineira e próximo à Toca da Raposa. Nilton e Karin relembraram aos risos, durante a entrevista, os momentos de cobrança.

“Cobro muito. Quando vejo que ele está lento dentro de campo, cobro posicionamento, cobro quando não vai para dentro da área. Ele fala que é porque estava cansado, porque a vista estava escura. Não me importa se sua vista estava laranja, amarela ou marrom, tem que se doar ou pedir para sair”, diz Karin.Marcelo Sadio/vasco.com.br

Para Karin, Nilton tem que se inspirar nos melhores. Mesmo que eles joguem em outras posições. “O Messi fez uma cobrança de falta absolutamente perfeita em um jogo, sem o goleiro se mexer. Falei com o Nilton gritando, que ele poderia ter feito um gol e ele não fez. Contra o América (de Teófilo Otoni), ele bateu uma falta na barreira. Disse que não é para bater na barreira”, conta.

Nilton ainda tenta se explicar: “Eu falo para ela, o Messi bate colocado, eu bato com força. Mas ela fala para eu dar um jeito e conseguir bater bem”, comenta o jogador, que também recebe “conselhos” para os treinos. “Falo para ele ficar um pouco mais no treino, porque assim ele vai poder se diferenciar, crescer no futebol. É o que falo com ele. Não é para ser chata, é para ele saber como tem de ser”, diz Karin.

Os “puxões de orelha” não são recentes. Nilton e Karin começaram a namorar após se conhecerem em uma balada em São Paulo, há cinco anos. Quase oito meses depois do primeiro encontro se casaram. Formada em educação física e corintiana, ela gostaria de trabalhar com o futebol. Decidiu então entrar para a arbitragem. Karin chegou a passar nas provas da Federação Paulista de Futebol, mas Nilton não permitiu que ela seguisse a carreira.

O jogador argumenta que ela não precisaria trabalhar, já que ele a bancaria. Karin disse ter entendido a posição de Nilton, mas em troca se “doa” para ajudar o marido. “Passei a me doar 200%, porque gosto dele e quero o bem dele. No dia que ele não aceitar mais, eu deixo tudo”, afirma.

A doação é tanta que Karin quase arrumou confusão com os ex-patrões de Nilton. Entre 2009 e 2011, quando atuava pelo Vasco, Nilton rompeu duas vezes o ligamento cruzado do joelho direito e ficou afastado dos gramados durante quase um ano e meio. Na primeira vez que se machucou, o jogador logo voltou às atividades com quatro meses, tempo menor daquele que Karin esperava.

“À época da lesão, não duvidando da equipe médica do Vasco, eu fui ver na internet (qual era o tempo de retorno aos gramados). Ele voltou um pouco antes e falei com ele que não era a hora”, disse Karin.

Logo em seguida, Nilton se machucou de novo. “Eu fiquei muito brava, queria ir lá e brigar com todo mundo do Vasco, saber o porquê deles terem feito aquilo. Mas pensei que era uma coisa que já tinha acontecido e o momento era de apoiá-lo”, relatou Karin.

Com tudo isso, Nilton não tem medo de afirmar: ele é mais exigido em casa do que pelo técnico Marcelo Oliveira. “Às vezes eu estou na sala, pode passar alguma coisa futebol na televisão, ela lembra de alguma coisa e fala comigo. Só tenho tempo de descanso quando estou dormindo ou concentrado. Porque sempre tenho o Marcelo ou a minha esposa para cobrar”, brincou o jogador.

Por Gabriel Duarte, do UOL em Belo Horizonte