Blog Salto Alto

Que bonito é! Substituto de brasileiro na F1 foi revelado pela Ferrari e tem família na corrida

UOL Esporte

Crédito: Getty Images

Jules Bianchi nasceu em uma pista de kart. Pelo o menos é o que diz o pai, Philippe, para indicar a relação do filho com o automobilismo. Anunciado no início de março como piloto titular da escuderia de F1 Marussia – no lugar do brasileiro Luiz Razia – o francês, nascido na cidade de Nice em 1989, é de família célebre no automobilismo e fará sua primeira corrida na F1 em 2013.

O estreante é neto de Mauro Bianchi, mecânico e piloto italiano que foi três vezes Campeão do Mundo de Construtores na classe GT,  e sobrinho-neto de Lucien Bianchi, piloto belga vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1968, ao lado do mexicano Pedro Rodriguez. Lucien também disputou 19 Grandes Prêmios de Fórmula 1, conseguindo como melhor resultado um pódio no GP do Mônaco de 1968.

A carreira no automobilismo teve início há seis anos,  quando Jules Bianchi correu os campeonatos francês e europeu da Fórmula Renault de kart e tornou-se o primeiro piloto desde Alain Prost a conquistar o título francês em sua primeira temporada no automobilismo.

Logo transferiu-se para a Fórmula 3 Europeia, disputando as temporadas de 2008 e 2009. Um ano depois, em 2010, começou a disputar a GP2, na qual participou de duas temporadas, terminando ambas em terceiro lugar.

Na GP2, fazia parte do programa de jovens talentos da Ferrari e foi confirmado como piloto de testes da escuderia na F1. Em 2012, porém, transferiu-se para a Force  India, equipe pela qual participou de nove treinos livres e onde tinha esperanças se tornar piloto titular. No início de 2013, porém, perdeu a disputa para o alemão Adrian Sutil e viu as esperanças de correr a F1 diminuírem.

“Sinceramente, pensei que estivesse acabado. Na minha cabeça, eu havia dito a mim mesmo que faria outra temporada como terceiro piloto”, desabafou  Bianchi ao site Sport24.

Mas, pouco tempo depois, foi procurado pela Marussia para substituir o brasileiro Luiz Razia como piloto titular. A escuderia rompeu o contrato com Razia por falta de pagamento da segunda parcela acertada pelo patrocinador do piloto. Quando recebeu o convite para substituir o brasileiro, Bianchi não titubeou.

“Imediatamente disse sim. Sabia que isso estava sendo negociado, mas não acreditava muito nisso. Sabia que meu agente, Nicolas Todt, trabalhou duro para isso, assim como meus patrocinadores, a Federação Francesa e a Ferrari, que estavam por trás de mim e me ajudaram para que estivesse aqui hoje”, disse ao Sport24.

Aos 23 anos de idade, Jules Bianchi fará sua estreia na Fórmula 1 após apenas um dia de testes e já apontou que a Marussia precisa melhorar o carro.  “Estamos tentando melhorar, mas precisamos de tempo antes de Melbourne (GP da Austrália – primeira prova do ano). Talvez seja um pouco apertado,mas, durante o campeonato, tenho certeza de que vamos melhorar muito”, afirmou.

Jovem, charmoso e simpático, ele passa a integrar o time de belos da Fórmula 1, mesmo ficando com o lugar de um brasileiro.