Blog Salto Alto

Especialistas analisam o ‘look’ dos técnicos de futebol e condenam agasalhos esportivos

UOL Esporte

Crédito: Leandro Moraes/UOL e Philippe Marcou/AFP

Eles ficam à beira do gramado, no banco de reservas, observando as partidas de futebol. Comandantes dos times, os treinadores muitas vezes chamam a atenção pelos gritos e gestos de orientação aos jogadores. Alguns deles, porém, são notados pela elegância ao se vestir, ou pela falta dela.

Procuradas pela equipe do Salto Alto, especialistas em moda criticaram os agasalhos esportivos usados por muitos treinadores e elogiaram àqueles que optam por usar terno nos jogos.

A estilista e professora de moda da Faculdade de Belas Artes, Nilzeth Gusmão, defende que os treinadores devem usar roupas mais elegantes, para se diferenciarem dos jogadores. ''Tendo em vista que o treinador não precisa correr em campo e, em tese, deveria ficar no banco observando o jogo, acho o terno muito mais elegante, mas não necessário. O treinador pode usar uma roupa mais casual e o agasalho pode ser usado apenas pelos jogadores''.

Mas não basta deixar o agasalho esportivo no armário para agradar. O ex-técnico da seleção brasileira e atual comandante do Internacional, Dunga, por exemplo, foi criticado pelas camisas que usava nas partidas da seleção. O treinador, que comandou o Brasil entre 2006 e 2010, optava por 'looks' com camisas e blazers, em um estilo ousado, mas que não agradou. Pelos erros no visual, o ex-jogador foi alvo de diversas piadas na internet.

Consultora de moda de Dunga, a filha e estilista Gabriela Verri explicou ao Salto Alto como influenciou nas roupas do pai e deu dicas para outros treinadores de futebol.

''Quando eu dava umas opiniões no visual do meu pai, eu levava muito em conta a personalidade dele. Não tem como mudar o estilo da pessoa. Eu achava importante ele se sentir à vontade para ele ser ele mesmo.'', conta.

Para ela,  não há um dress code (regra para se vestir) para os técnicos de futebol, eles devem escolher as roupas de acordo com a sua personalidade. Mas também considera os ternos mais bonitos e elegantes.

O treinador do Real Madrid José Mourinho é apontado por ela como exemplo de estilo. '' O Mourinho está sempre muito elegante. Na Europa, eles são mais ligados à moda mesmo''.

No Brasil, são poucos os treinadores que usam o look aprovado pelas especialistas à beira do gramado. Tite, do Corinthians, Luxemburgo, do Grêmio, e o próprio Dunga, do Internacional, são os mais vistos de ternos e camisas nos jogos.

Para os outros comandantes, que não gostam da roupa social, Nilzeth dá uma ''colher de chá''.

''O terno acaba limitando os movimentos, e dificulta levantar os braços, como faz o treinador Tite e muitos outros que só faltam entrar em campo e jogar''. Mesmo assim, ela lembra: ''o treinador também tem um limite de circulação durante o jogo, senão recebe cartão''.

A dica das especialistas e do Salto Alto para os treinadores é equilibrar o visual entre o esportivo e o social, deixando o agasalho de lado para se diferenciar dos jogadores. Mas sem deixar a personalidade de lado, é claro.