Blog Salto Alto

Que bonito é! ‘Pai coruja’, Castroneves é celebridade nos EUA por dança e carisma fora das pistas

UOL Esporte

Crédito:Donald Miralle/Getty Images

O paulista Hélio Castroneves, piloto da Fórmula Indy, é nome conhecido nos Estados Unidos. Ele mora no país desde 1996 e ficou conhecido por comemorar vitórias no alambrado das pistas, junto com a torcida – o que lhe rendeu o apelido de ''Homem Aranha'' – e ganhou fama após participar do reality show Dancing With The Stars, em 2007 e em 2012.

Helinho mostrou todo seu gingado e foi campeão da competição de dança em sua primeira participação. Sua habilidade e seu carisma conquistaram tanto o público que foi convidado para participar do programa novamente no ano passado, quando competiram apenas 'dançarinos' já presentes em edições anteriores.

Na segunda ocasição, porém, não teve tanto sucesso com a dança e foi eliminado na terceira semana de programa. Mas o  brasileiro era um dos mais queridos no público e teve sua eliminação contestada pelos fãs nas redes sociais.

O sucesso no programa, o charme e o carisma lhe renderam status de celebridade. Ele apareceu em diversas revistas fora do âmbito esportivo como PeopleCosmopolitanEsquire e Details. Além de se tornar presença repetida em talk shows.

No esporte, além de piloto veterano e estrela da Indy, Castroneves também virou modelo. Em 2011, foi convidado para participar de um ensaio para a revista “ESPN Body Issue”A publicação tem como lema “explorar e celebrar a forma atlética” e, para isso, coloca os seus modelos em trajes mínimos. O brasileiro, por exemplo, aparece seminu no ensaio, com apenas um pneu cobrindo as partes íntimas.

Para a mesma edição da revista, posaram Hope Solo, musa do futebol feminino dos EUA, e Alicia Sacramone, da ginástica, entre outros atletas.

Mas, entre tantos compromissos com a carreira no esporte e como celebridade, Castroneves também arranja tempo para 'mimar' da filha de três anos, Mikaella. Fruto do relacionamento com a namorada colombiana Adriana Henao, a menina é o 'xodó' do piloto.

“A Mikaella é um presente de Deus. Ela está começando a falar. Já me chama de ‘papai’. Às vezes ela fala em espanhol, porque a mãe dela é da Colômbia, já eu só falo em português porque acho importante manter isso. E espero que ela curta bastante o Brasil quando ela estiver ‘maiorzinha’ e formos para lá”, declarou o esportista, em entrevista à revista Caras em 2012.

O batizado da filha, no entanto, teve que ser marcado em uma 'folga' no calendário esportivo. No melhor estilo piloto de Fórmula Indy, a cerimônia ocorreu em Indianápolis, nos EUA, um dia após Helinhio alcançar o 9º lugar nas 500 Milhas de Indianápolis.

Mikaella já é 'maiorzinha' e  poderá visitar a cidade-natal  do pai em agosto deste ano.  Nesta data, o piloto virá a Ribeirão Preto, onde nasceu, para participar de uma etapa da Stock Car como convidado.

Mas o foco, por enquanto, é na visita deste domingo à São Paulo. No dia 5 de maio, a cidade recebe a 4ª etapa da Fórmula Indy. Realizada no Anhembi, a São Paulo Indy 300 tem Hélio Castroneves como favorito. Ele chega ao país como líder do campeonato, com 99 pontos contra 93 do segundo colocado Takuma Sato.

Em sua coluna no diário Metro, Helinho disse que quer vencer aqui e comemorar com a torcida brasileira.

''Vocês podem imaginar como estou motivado e animado em estar no Brasil para a nossa São Paulo Indy 300. Correr aqui é bom demais e principalmente na condição de líder do campeonato, como é o meu caso agora. Para completar a  festa, só mesmo poder estar aqui com vocês na próxima semana comemorando um pódio no domingo'', escreveu.

Castroneves ainda não venceu nenhuma corrida neste ano, mas é o piloto mais regular até agora. Além disso, o fato de correr 'em casa' e de chegar como líder da competição dão confiança ao paulista de Ribeirão Preto.

Ele corre na categoria desde 1998 e nunca foi campeão de temporada – seus melhores resultados foram a segunda colocação em 2002 e em 2008.

O apelido surgiu em seu segundo ano na competição, em 2000, quando comemorou subindo no alambrado e ficando perto da torcida após vencer a corrida de Detroit, nos Estados Unidos.

Considerado um dos pilotos mais produtivos e uma das principais estrelas da Indy, o riberão-pretano de 37 anos busca, neste ano, seu primeiro título de temporada e mais uma vitória para o currículo, que já soma 25 corridas vencidas, três delas nas 500 milhas de Indianápolis, a mais badalada do circuito (em 2001, 2002 e 2009).

Mas uma vitória no domingo não significaria só um grande passo para se isolar na liderança e manter o bom desempenho em busca do título na temporada. Subir no lugar mais alto do pódio seria, também, um presente de aniversário para Castroneves, que, cinco dias após a corrida, completará 38 anos.