Blog Salto Alto

Consultores dão dicas para homens manterem a elegância vestindo camisas de futebol

UOL Esporte

O uniforme de futebol é peça fundamental no guarda-roupa de torcedores fanáticos. Mas será que eles caem bem em qualquer situação? A equipe do Salto Alto consultou especialistas em moda para avaliar a melhor forma para os homens vestirem camisas de time sem perder a elegância.

“O ideal é você não usar quando sair para jantar ou em um encontro que tenha um toque de formalidade. O uniforme é muito legal para os momentos de lazer, para o almoço até porque tem muitas camisas que são lindas. Com um jeans e um tênis fica bem legal”, explica a consultora de moda e professora de estilismo no SENAC Campinas, Ana Vaz.

O ideal é usar as camisas com jeans e tênis e em ambientes esportivos e de lazer, como o próprio estádio de futebol

Mas, mesmo em momentos de lazer, os uniformes de time não agradam mães e namoradas. O maior erro é a aparência de “relaxado”. Na busca por conforto, os torcedores acabam optando por roupas muito largas e por números maiores e, segundo André do Val, jornalista e crítico de moda masculina, acabam errando. “Prefira sempre algo mais próximo do corpo”, recomenda.

Outra crítica comum é a poluição visual dos uniformes, que possuem, cada vez mais, patrocínios estampados. Esta tendência é apontada como negativa por André, que indica os modelos mais antigos e vintageou os das linhas casuais, cada vez mais populares e vendidos nas lojas dos clubes em shoppings e regiões de comércio. E alerta: “Um uniforme de futebol é uma peça esportiva, logo, deve ser usado apenas em situações esportivas. Não invente de usar no trabalho, muito menos em festas mais sérias (casamentos, batizados, aniversários…).”

Evite roupas muito largas e números maiores que o seu

Um saída oferecida pelos clubes de futebol é o terceiro uniforme, geralmente lançado em cores diferentes das clássicas do time e que busca atingir colecionadores e torcedores que queiram se relacionar com os times, mas não de uma maneira óbvia. Ana Vaz elogia esta ideia e aponta a camisa roxa do Corinthians, lançada em 2008, como um exemplo positivo.

“Ficam melhores as camisas com poucos tons ou lisas. O Corinthians, por exemplo, tinha uma camisa roxa, cores assim ficam mais legais para compor o visual”, explica.

Outro uniforme elogiado pela consultora é o que a seleção brasileira usará na Copa das Confederações neste ano, por possuir punho e gola em cores diferentes do resto da camisa. A competição, inclusive, é uma das responsáveis por uma tendência esportiva na moda.

As camisas da seleção e do Corinthians foram aprovadas pela consultora Ana Vaz pelos poucos tons

Segundo Ana Vaz, os grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além da própria Copa das Confederações, geram influência nas passarelas. “Tendências de moda tem a ver com macro tendências, e estes eventos próximos influenciam nisso. No ano passado, já vimos muitas peças inspiradas no esporte por causa das Olimpíadas de Londres. A gente pôde ver também a Inglatera em alta nos desfiles e looks parecidos com o que os ingleses vestem”, explica.

Assim, mesmo para aqueles que não gostam dos uniformes de futebol, veremos muitas peças inspiradas no esporte, com tecidos, modelos e até cores próximas as usadas por atletas. “Também veremos agora muitas coisas brasileiras na moda. O país está em alta a gente tem a Copa e as Olímpiadas. Veremos muitas peças com tons de verde e amarelo”, prevê ela.

Mas, independente dos 'looks', são as próprias competições e jogos que importam para os torcedores.''O que vale mesmo é torcer e divertir com a turma de amigos'', lembra André.

(Por Júlia Caldeira)

ENQUETE: QUAL UNIFORME DE FUTEBOL É MAIS FEIO? VEJA E VOTE