Blog Salto Alto

Silvia aproveita ausência da seleção para curtir Dia das Mães sete anos após dar a luz ‘sem saber’

UOL Esporte

Silvia Gustavo possui uma das histórias de maternidade mais curiosas do esporte. Sete anos atrás, a jogadora de basquete do Ourinhos viu sua vida mudar completamente ao procurar um médico por causa de prisão de ventre e descobrir que estava no sétimo mês de gestação.

O que foi diagnosticado inicialmente como um ‘caroço’ na barriga era na verdade Luís Fernando, que nasceu prematuro dias depois de ser descoberto. Silvia, que tinha apenas 23 anos na época e jogou normalmente durante toda a gestação, nem desconfiava da gravidez.

“Não gosto de falar sobre isso. Todo mundo me pergunta como se fosse algo legal, mas para mim não foi. Agora está tudo bem, mas na época não foi bom”, disse Silvia, em entrevista ao UOL Esporte.

Se a história curiosa incomoda Silvia, a ala se derrete ao falar do filho e da sensação de ser mãe. A jogadora admite que a maternidade mudou sua rotina e conta com a ajuda das companheiras de equipe para dar conta da função de ‘mãe-atleta’.

“É a coisa mais importante da minha vida. Temos uma grande ligação, não consigo ficar sem falar com ele”, contou a jogadora. “É difícil conciliar a rotina de jogadora com a maternidade, mas a maioria do time já teve filhos e ajuda bastante. O time todo acaba se envolvendo”.

Acostumada à rotina de jogos e viagens pela seleção brasileira e por sua equipe, Silvia costuma passar o Dia das Mães longe do filho. Neste ano, porém, a preferência do novo técnico da seleção brasileira Luiz Augusto Zanon por jovens atletas em sua primeira convocação abriu uma brecha para que a jogadora pudesse curtir o momento com a família.

“Neste ano pude ir com ele na festinha do colégio e passarei com ele o Dia das Mães. Ele me cobra muito por isso, porque geralmente não estou. Tem algumas coisas que não tem jeito, tem que ser a mãe. Não adianta mandar a avó, a tia”, comentou Silvia.

(Por Daniel Neves)

* Crédito da Foto: Jorge Araújo/Folhapress