Blog Salto Alto

Dona de marca de maiôs, Fabiola Molina explica tecnologia da ‘sunga apertada’

UOL Esporte

Crédito: Divulgação

Assaduras e desconforto levaram a nadadora Fabiola Molina a reinventar os maiôs esportivos. Insatisfeita com os modelos no mercado, ela resolveu criar a própria linha e passou a usar modelos próprios em competições.

Com cores e cortes diferentes, Fabiola chamou a atenção de outras competidoras, que passaram a comprar os modelos, surgindo, assim, a marca Fabíola Molina de roupas de banho. Hoje, ela vende para outras atletas como Juliana Veloso, Laure Mardou e Lisbeth Trickett e entende do assunto.

Em entrevista ao Salto Alto, ela explicou um pouco sobre a tecnologia das sungas e maiôs usados pelos atletas nas diferentes modalidades dos esportes aquáticos.

Cada esporte exige um tipo de tecnologia diferente e, todos eles, são feitos de material mais resistente ao cloro e é mais apertado.

''[Os maiôs para o esporte] São diferentes porque têm a tecnologia do tecido. Este tecido tem mais resistência ao cloro, porque a gente fica muito tempo dentro da piscina. O maiô também tem uma compressão maior para dar firmeza junto ao corpo e isso ajuda na performance'', explica.

Atleta dos saltos ornamentais, Juliana Veloso usa os maiôs da marca Fabiola Molina.

As sungas mais apertadas dos saltos ornamentais, portanto, são um recurso utilizado em todos os esportes aquáticos, para melhor desempenho dos atletas. Os modelos para esta modalidade, no entanto, não precisam ser tão resistentes e possuem melhor corte para impressionar os juízes.

''Se o maiô tem um recorte melhor e que se adeque melhor ao corpo, primeiro que ele(o atleta) vai competir melhor, segundo que afeta na impressão dos juízes. É claro que eles não vão votar pelo maiô, então acho que influencia mais para o atleta se sentir bem, sabendo que (o maiô) não vai sair do lugar'', opina Fabiola.

Cliente de Fabiola, a brasileira Juliana Veloso, por exemplo, opta por um maiô menos cavado para saltar, tipo sunquini, por ser mais confortável para praticar o esporte.

Toda a linha da atleta da natação segue este princípio e os modelos são testados pela própria Fabíola e por colegas da natação, que dão o feedback para melhorar as peças. Segundo ela, os maiôs possuem as característas brasileiras na estampa e no corte um pouco mais cavado no bumbum, mas nada exagerado. ''Até porque vocês está praticando um esporte, não usando fio dental na praia''.