Blog Salto Alto

Temporada europeia começa: veja acertos e erros em novos uniformes

UOL Esporte

As principais ligas do futebol europeu começam nesta sexta-feira. E, com uma nova temporada, chegam também os novos uniformes. Muitos belos, outros inovadores, e alguns bizarros.

Para o(a) torcedor(a) que gosta de colecionar camisas, para aqueles que apenas querem se vestir bem, mas sem esquecer o futebol, ou até para as namoradas que querem presentar seu amado, o UOL Esporte dá a dica: cinco novas camisas que valem o investimento, e cinco que não vale a pena nem considerar tirar o dinheiro da carteira.

Seguem abaixo os novos modelos europeus. Quem acertou a mão? Quem errou feio?

Vale o investimento

Roma

Crédito: Divulgação

A equipe italiana mudou seu escudo para esta temporada. Além disso, enquanto espera um novo contrato com fornecedora de material esportivo, jogará com camisas de fabricação própria.

Não poderia ficar melhor: camisa limpa, sem fornecedor nem patrocinador. Uma das poucas equipes do mundo que usa grená com laranja, apostou também em uma gola inovadora. Quem não conhece tanto nem pensa que é uma camisa de futebol.

Manchester City

Crédito: Divulgação

A camisa azul claro, principal do Manchester City, é praticamente impossível de ficar feia. Mas o clube costuma inovar nas camisas reservas e, muitas vezes, inova até demais.

Para 2013/2014, não. Optou pelo simples e acertou em cheio. Camisas brancas com faixas ficam sempre bonitas e a versão preta é espetacular. A divisão entre um lado mais escuro e aoutro próximo do grafite é uma das mais bonitas da Inglaterra para o próximo ano.

Besiktas

Crédito: Divulgação

A equipe alvinegra da Turquia lançou uma camisa que mistura as cores principais, e conseguiu deixá-la ainda mais bonita. O escudo antigo no centro e a diferença dos tons de cinza na parte baixa para a de cima da camisa são o destaque.

As ''bolinhas'' no centro do peito poderiam estragar, mas o resto é tão correto que nem isso atrapalha.

Bayern de Munique

Crédito: Divulgação

A terceira opção de camisa do atual campeão da Europa é especial para a defesa do título da Liga dos Campeões, e faz valer a torcida para que os adversários do clube na competição usem o tradicional vermelho do Bayern para que os alemães tenham que vestir essa opção.

As listras em tons diferenciados de azul somados com as três listras vermelhas da fornecedora combinam perfeitamente e batem com as tradições do clube. Inovação mais tradição é sempre certo.

Celtic

Crédito: Divulgação

A tradicional equipe escocesa tem como principal uniforme as listras horizontais verdes e brancas. Mas, para 2013/2014, o uniforme dois é que se destaca: o amarelo ganha força com finas listras verdes no peito.

Fica a inspiração para a seleção brasileira. Muito mais bonita que as últimas versões de camisas do Brasil.

Prefira guardar seu dinheiro

Liverpool

Crédito: Divulgação

O UOL Esporte já falou sobre os inacreditáveis lançamentos do Liverpool. Provavelmente, é apenas para manter a tradição de roupas e artigos bizarros do clube.

Só para tentar justificar: os diamantes são uma reprodução que homenageiam o desenho do uniforme usado pelo Liverpool entre 1989 e 1991. É isso. Só não sabemos o porquê.

Napoli

Crédito: Divulgação

A camisa tradicional azul celeste continua, mas poderia ser a única do Napoli para a próxima temporada, já que as outras escolhas são, no mínimo, de gosto duvidoso.

A camisa amarela com a faixa azul clara não seria feia, porém o gigantesco patrocínio vermelho estraga tudo. Sobre a opção camuflada… Não é guerra, é futebol. É só um gramado, não uma mata. Não faz sentido.

Aston Villa

Crédito: Divulgação

O Aston Villa tem uma das mais belas camisas da Inglaterra, com a combinação grená e azul celeste. E tradicionalmente usa o branco como camisa dois, com detalhes nas cores principais – o que torna difícil o clube errar.

Mas deram um jeito. Optaram por quadrados gigantescos em grená somados à uma gola meio a meio. É difícil entender quem aprova que uma combinação dessa vá à campo.

Rayo Vallecano

A equipe espanhola não possui mais a abelha de um patrocinado no centro da camisa, o que tirou boa parte do carisma do time. Mas o Rayo não precisava forçar para tentar recuperar a fama de seus uniformes.

Amarelo + verde limão + uma mistura de ambos 'fluorescente'? Bom, errar passes em campo é praticamente proibido, porque mais chamativo é impossível.

Real Madrid e Barcelona

Os dois maiores clubes da Espanha inovaram, arriscaram e… Erraram para a próxima temporada.

Ainda não é oficial, mas tudo indica que o Real Madrid usará uma camisa laranja como uniforme três, longe de qualquer tradição do clube.

Já o Barcelona já lançou e já utilizou em campo a camisa com as cores da Catalunha – vermelho e amarelo. Não agradou, com todo respeito às tradições locais.

Concorda com as escolhas? Ou acha que mesmo as mais bizarras valem o investimento?

*Por Felipe Noronha
Do UOL, em São Paulo