Blog Salto Alto

Especialistas reprovam fisiculturista que levantou peso durante gravidez

UOL Esporte

Veja Álbum de fotos

A fisiculturista norte-americana Lea-Ann Ellison gerou polêmica ao postar fotos no Facebook levantando peso aos oito meses e meio de gravidez. O UOL Esporte consultou especialistas no assunto, que de uma maneira geral reprovaram a atitude da esportista.

LEIA TAMBÉM

  • Fisiculturista grávida posta fotos levantando peso e gera polêmica na web
  • Fortão da NFL assume virgindade e revela lado romântico
  • Gerente da Red Bull é pedida em casamento antes do GP da F-1
  • Goleiro de hóquei usa “Ursinho Carinhoso” no capacete e vira piada

A obstetra Denise Coimbra, especialista em reprodução humana, foi a que deu o parecer mais enfático sobre o tema. Ela não indica que uma gestante faça esse tipo de exercício durante o período de gravidez.

“Existe o risco de a gestante entrar em trabalho de parto prematuro, além de descolamento de placenta, perda de energia e perda de nutrientes”, justificou a especialista.

Guilherme Loureiro Fernandes, chefe da Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Pró-Matre, acredita que o bom senso deve ser levado em conta em casos como o de Lea-Ann Ellison.

“O corpo dela está acostumado com esse tipo de exercício, mas se você fizer este exercício com excesso de peso, pode aumentar a chance de ter rompimento membranas das bolsas. Portanto, por bom senso, eu recomendaria que ela parasse”.

Viviane Ribeiro, especialista em gestação de alto risco e de Medicina Fetal no Rio de Janeiro, acredita que a gestante pode fazer exercício físico, mas desde que não seja em excesso. Ela ressalta a importância de se fazer toda a atividade física com um profissional qualificado, que seja aprovado por um obstetra.

LEIA TAMBÉM: Médicos combatem mito da 'gravidez-doença' e recomendam exercícios leves para gestantes

“Uma gestante pode e deve fazer atividade física desde que orientada por profissionais qualificados, que possam adaptar a atividade para a gestante, pois existe modificação de postura e da coluna. Geralmente, se restringem as atividades físicas de alto impacto para não se fazer nada em exagero”.

Ricardo Barini, coordenador do ambulatório de perdas gestacionais da Universidade Estadual de Campinas, é o único que não vê problemas na atitude de Lea-Ann Elison. “Ela tem gravidez normal. Como é fisiculturista, já tem capacidade muscular diferente. Não vejo por que ela não possa fazer a atividade dela”.

Lea-Ann Ellison é uma bela loira de 35 anos, que está grávida de seu terceiro filho, já no meio do oitavo mês de gestação. Até aí tudo bem. Mas a norte-americana causou polêmica na internet por conta de algumas fotos postadas. É que, mesmo a esta altura do campeonato e com este barrigão todo, ela mostra com orgulho imagens malhando pesado. O tema tem gerado debates acalorados.

Ao publicar as fotos no Facebook, a norte-americana deu de cara com críticas em tom elevado. “Mulher estúpida”, disse uma. “Essa mulher é uma desgraça. A gravidez é uma hora de se tomar cuidado com o corpo e ser delicada, não é uma hora para se testar limites”, afirmou outra.

Mesmo com toda a revolta causada, a norte-americana não volta atrás. “Quero agradecer a todos que me apoiaram. Odiadores vão odiar, e tudo bem. Minha vida não é a vida deles”, postou ela.

Renan Prates
Do UOL, em São Paulo

GRÁVIDA, JULIANA VELOSO POSTOU FOTO PLANTANDO BANANEIRA

Conheça: brasileira mistura fitness e dança

Veja Álbum de fotos