Blog Salto Alto

Até esmalte entra na onda da Copa: vem aí a cores Gol de Placa e Olé

UOL Esporte

Canarinho, Gol de Placa, Olé e Olho no Lance. Você conhece essas cores? Elas são as apostas dos departamentos de marketing das empresas que fabricam esmaltes para surfar na onda da Copa do Mundo no Brasil. O assunto já é tratado nos blogs de nail art, aqueles desenhos nas unhas que, acredite, são tema de dezenas de páginas na internet.

Na avaliação da jornalista de moda e idealizadora do blog Look do Dia, Paula Martins, as empresas de esmaltes terão sucesso com os lançamentos. Ela está certa que as cores do Brasil vão ser moda no próximo inverno. “O mood (clima) atual inspira Copa do Mundo e a moda acompanha essa tendência”.

A consultora de Moda e Personal Stylist Bia Kawasaki ressalta que as mulheres jovens serão a maioria das que enfeitarão as unhas. A faixa etária será entre 11 anos e 20 anos. Ela explica que aquelas inseridas no mercado de trabalho precisam adotar um tom mais formal. “É liberado camiseta, bandeira e até enfeitar o escritório, mas as unhas não.”

Atentas, as marcas de esmalte não perderão a oportunidade. Até maio, as prateleiras de farmácias, perfumarias e supermercados terão pelo menos seis novas coleções e 19 cores. A grife Ana Hickmann vai repetir a iniciativa de 2010 e lançar duas versões de azul e verde afirma o agente de licenciamento Marcelo Nogueira.

A principal aposta é colocar os produtos em pontos de vendas próximos a estádios e aeroportos porque o público alvo são estrangeiras e brasileiras que desejam entrar no clima da Copa. A expectativa é aumentar as vendas em até 20% afirma a gerente de produtos Tania Popow.

A consultora de Moda Bia Kawasaki diz que a mudança nas cores das unhas começará no final de maio. A partir desta épocas as mãos que seguram lápis e canetas nas escolas serão verde e amarelo, ou outro nome que os departamentos de marketing inventarem.

A gerente de produtos da linha de esmaltes Ana Hickmann diz que vai depender do desempenho de Neymar e companhia o tempo de duração da moda. Um título pode render mais três meses de vendas. De qualquer maneira, Tania ressalta que este é o ano ideal para lançamentos com o mote Brasil. “Até os estrangeiros estão investindo”.

Mas a especialista em moda Paula Martins alerta que alguns cuidados são necessários para não exagerar na dose. Ela sugere combinar as unhas com roupas neutras como branco e o nude. “Elas respiram mais elegâncias, deixando um ar divertido para as mãos e pés, sem parecer caricato.”

A regra pode ser amenizada nas comemorações e Paula diz que vale tudo. Bia Kawasaki completa dizendo dia de jogo do Brasil na Copa é como Carnaval ou festa junina e as pessoas estão liberadas de convenções.

Felipe Pereira
Do UOL, em São Paulo