Blog Salto Alto

1,57 m e 36 anos: mulher encara homens no futebol americano e toma porrada

UOL Esporte

Jennifer Welter é uma mulher de 36 anos, apenas 1,57 m de altura, 58 kg e, aparentemente, nenhum medo. No último sábado, ela se meteu no meio de homens de quase dois metros de altura e tomou porrada, mas se tornou a primeira mulher a jogar como running back em uma equipe profissional de futebol americano.

O jogo foi pela liga indoor de futebol americano dos EUA – menor que a mais conhecida NFL e com oito jogadores de cada lado -, em uma partida de pré-temporada do Texas Revolution. Seu grande feito, segundo o jornal Dallas Morning News, foi passar a ser a pioneira em, de fato, ficar cara a cara com homens em um jogo. Outras mulheres já atuaram como kickers, mas nunca uma havia se arriscado a tomar tackles na linha de frente de um time.

  • 21979
  • true
  • http://esporte.uol.com.br/enquetes/2014/02/19/o-que-voce-acha-de-uma-mulher-jogando-futebol-americano-entre-os-homens.js

“Eu pensei em todas as razões que mostrassem que sou a pessoa errada para isso: ‘você é muito pequena, é muito isso, é muito aquilo’… A verdade é que, se eu puder mudar o jogo, literalmente, para outras garotas, isso tudo está valendo a pena”, afirmou Jennifer, depois do feito, ao Dallas Morning News.

A segunda vitória que ela espera, tão importante quanto a primeira, é ser oficializada no time, que ainda se ajusta na pré-temporada. Jogadora desde 2004 na Women's Football Alliance, ela já defendeu o Dallas Diamonds na liga feminina.

Se ela virou notícia por ter conseguido ir a campo, a primeira experiência deve ter rendido também alguns hematomas pelo corpo. Jennifer não conseguiu anotar touchdowns, mesmo tendo sido colocada em boas posições para tentar pontuar, e levou vários tackels – alguns bastante severos. Mas ela não se abateu.

LEIA TAMBÉM

  • Superpoderosa? Garotinha de 8 anos bota os mais velhos do surfe no bolso
  • Fãs mandam até conselhos para Bruna e Neymar após fim do namoro
  • Quem teve o melhor look no Oscar do MMA?

“Isso é tudo o que você tem?”, teria questionado ela, ao se levantar após ser derrubada por um jogador de 1,93 m e 110 kg. “Eles estavam vindo com tudo e eu tinha de dizer algo, não queria que achassem que estava intimidada.”

“Honestamente, foi estranho”, afirmou o rival Cedric Hearvey. “Parte de mim queria apenas deixá-la marcar, mas a outra sabia que eu tinha de fazer meu trabalho. Eu estava, tipo: ‘vocês não podem tirá-la daqui?’. Tenho muito respeito pelo que ela fez.”

Enquanto aguarda pela resposta da equipe, o dono Tommy Benizio afirmou apenas que “ela fará parte da família Revolution, dentro ou fora de campo”.

Com ou sem touchdowns femininos, o Revolution venceu o jogo do sábado: 64 a 30 contra o North Texas Crunch. Pé quente e corajosa, pelo menos, esta baixinha já provou que é.