Blog Salto Alto

Siga as regras e os exemplos famosos para não virar uma mãe maluca de atleta

UOL Esporte

A cada quatro anos, uma nova edição dos Jogos Olímpicos sempre encoraja crianças e adolescentes a entrarem em determinadas modalidades. A Olimpíada de Londres começa daqui a pouco, em apenas 10 dias, e é bem provável que seus filhos, irmãozinhos ou priminhos sem empolguem ao ver medalhas ou simplesmente o desempenho de Neymar, Leandro Guilheiro, Cesar Cielo, Maurren Maggi, Daiane dos Santos e tantos outros atletas que passarão pela capital britânica durante duas semanas (Confira aqui a nossa página especial da Olimpíada de Londres).

Se a criança ou adolescente da sua casa quer se aventurar no esporte, deixe. Mas as mães, tias e irmãs também precisam aprender algumas regras que não são determinadas por nenhuma confederação, mas sim pelo bom senso. Veja abaixo o que não fazer para evitar se tornar uma mãe tresloucada como algumas da realidade ou da ficção.

1-Mudar de canal

Seu filho quer ver a Olimpíada ou mesmo um jogo do Campeonato Brasileiro e se inspira nos atletas da TV? Não adianta querer mudar de canal para tirar isso da cabeça do garoto. A manifestação do interesse da criança pelo esporte às vezes pode soar repetitiva ou até incompreensível, mas ignorá-la não é uma boa opção e pode até mesmo afastá-la do esporte e de você.

2-Bater o recorde de expectativa / Eva, da novela “A Vida da Gente”

É sempre importante estar atento às habilidades, talentos e interesses esportivos das crianças, mas não é porque o seu filho entrou nas aulas de judô que você vai querer que ele vença todas as lutas por ippon e se torne o Aurélio Miguel da nova geração. Não se deve criar o peso de que só uma medalha de ouro interessa ou que seu filho não tem adversários à altura. (Crédito: Divulgação/TV Globo)

3-Virar hooligan

Se algumas mães detestam a possibilidade de ver seus filhos seguirem a carreira esportiva, outras caem de cabeça na aventura e acabam se tornando exageradas. Prestigiar os eventos esportivos e acompanhar o desempenho da criança é uma coisa. Mas há pais que não se inibem em xingar os adversários mirins, treinadores e todos que estiverem à volta. Pode apostar: a agressividade não é um bom caminho.

4-Ser atleta do sonho em distância

A mãe sonhava ser ginasta, mas não conseguiu? O pai tem certeza de que, com um pouco mais de sorte, teria brilhado como centroavante? O irmão precisa de uma dupla no tênis? Que pena. A escolha da modalidade a ser praticada é apenas da criança, e os adultos não podem refletir nos pequenos os seus desejos e consequentes frustrações.

5-Pirar na arquibancada / Rose Vilela, mãe do nadador Thiago Pereira

Ir a uma competição do filho, ok. Torcer por ele, ok. Mas não vá querer virar o centro das atenções gritando descontroladamente, fazendo mais barulho do que todo o restante da arquibancada. Senão, você vira a notícia, e ele sai do foco (Crédito: Folhapress).

6-Envergonhar o atleta / Monalisa, da novela “Avenida Brasil”

Esse é uma regra básica para mães de adolescentes. Por mais injusto que seja ou pareça, os ‘teens’ não gostam daquela babação que vem de cima. Por isso, jamais grite apelidinhos íntimos na frente de todos. Também não fale em alto e bom som que levou ‘lanchinho’, ‘toalhinha’ ou algo do tipo. Pega mal, principalmente se o atleta da casa for um rapaz. De prestativa, você pode passar a chata (Crédito: Divulgação/TV Globo).

7-Praticar o decatlo de agenda

Para conseguir a disciplina do judô, o condicionamento da natação, o futuro milionário do futebol ou a elegância do tênis sua solução é colocar a criança para praticar todos os esportes? Ou você quer ocupar o dia inteiro do seu filho? Esqueça. Ampliar os horizontes esportivos é bom, mas compromissos em excesso só causam estresse e ansiedade, sobretudo para as crianças.

8-Assumir todas as dores e broncas / Flavia Cielo, mãe do nadador Cesar Cielo

Se o seu filho perdeu, tomou um cartão, foi expulso, suspenso ou algo parecido, não adianta tomar as dores por ele e brigar com o restante do mundo. Blindar seu atleta também não é a mais perfeita das soluções. Ele terá de aprender a conviver com as derrotas e com os problemas da carreira, não só com os louros e elogios (Crédito: Reprodução/Facebook).

9-Detonar a criança / Vitória, da novela “A Vida da Gente”

Se algumas mães culpam todo o mundo pelos erros dos filhos, outras não dão um alívio para a criança, detonando-a a cada derrota. Passar a mão na cabeça do garoto faz mal, mas colocá-lo para baixo a todo momento também é igualmente perigoso. Você pode criar um adulto com complexo de inferioridade (Crédito: Divulgação/TV Globo).

10-Ignorar os méritos / Earline, do filme “Menina de Ouro”

Não adianta encher a bola do filho/atleta, mas se ele tem talento, por que não elogiar? Para algumas mães, o desempenho das crias nunca está bom, independentemente das vitórias e das boas atuações. (Crédito: Reprodução)