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Patrocínio ao Divino e merchan ‘disfarçado’ em novela disparam visibilidade de marca

UOL Esporte

Quando Avenida Brasil era apenas a próxima novela da TV Globo a entrar no ar, criou-se uma grande expectativa em torno do núcleo de futebol da trama que seria liderado por Jorge Tufão, um craque criado nas bases do clube que virou ídolo após se mudar para o Flamengo. A narrativa de João Emanuel Carneiro termina nesta sexta-feira, e pouco se viu de fato sobre a realidade do futebol. Ainda assim, mesmo que sendo apenas o cenário dos núcleos secundários, o Divino Futebol Clube trouxe grandes louros para a marca esportiva que o patrocinou: a Lupo Sport.

Criado há menos de dois anos, o braço da Lupo voltado para uniformes e roupas esportivas entrou na novela para tentar ganhar visibilidade e crescer sua parcela no ainda restrito mercado de fornecedoras de material. Entretanto, graças a um ‘merchandising’ disfarçado, a ação, com direito à venda de camisas do Divino nas lojas, superou os resultados esperados pela própria marca.

“Satisfeitos é pouco, estamos muito satisfeitos. O retorno foi muito além das expectativas. Como o Divino fazia parte da trama, o merchandising praticamente participou do enredo, ficou uma coisa quase que natural e apareceu muito”, comemora Valquirio Cabral Junior, diretor comercial da Lupo.

Em geral, os produtos anunciados em telenovelas como merchandising aparecem em cenas individualizadas, que raramente interagem com o conteúdo da novela e muitas vezes cansam o telespectador. No caso da fornecedora de material esportivo, porém, o nome da marca apareceu com frequência nas imagens de treinos e jogos do Divino e até em imagens do bairro homônimo, sem que a palavra Lupo fosse necessariamente citada.

“Se pegar a regra do merchandising da Globo, todas as ações são excluídas quando vão para o exterior. Como o time de futebol não é merchandising, não tem como tirar da novela”, lembra Cabral Junior, afirmando que representantes da empresa já foram procurados até em Portugal, um dos países onde Avenida Brasil é transmitida.

Ainda segundo o diretor comercial, a Lupo Sport cresceu cerca de 80% em 2012, quando as expectativas iniciais eram de 40% de evolução.

“Para a Lupo Sport, que foi lançada há dois anos, essa ação de marketing complementa toda a mídia que estávamos fazendo e passou a ser a nossa melhor campanha. A marca chegou muito rápido à cabeça do telespectador. A gente não tinha imaginado atingir tantos consumidores, e foi muito rápido”, completou ele.

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Além de turbinar as vendas da Lupo e da Lupo Sport – embora a empresa não divulgue oficialmente seus números –, o patrocínio ‘de mentirinha’ ao Divino ajudou a ampliar a imagem da empresa dentro do futebol ‘de verdade’. Fornecedora atual de produtos para Portuguesa e Guarani, a marca está em negociação com clubes grandes da elite nacional e a partir de novembro será comercializada em uma famosa rede de materiais esportivos que já vende produtos de gigantes como Nike, Adidas e Puma.

(Por Paula Almeida)