Blog Salto Alto

Que Bonito É! Postulantes ao título na F1, Vettel e Alonso têm estilos totalmente opostos fora das pistas

UOL Esporte

O agitado GP de Abu Dhabi do último domingo, com direito a acidentes espetaculares, ultrapassagens cirúrgicas, belas imagens do circuito de Yas Marina e vitória do mítico Kimi Raikkonen, oficializou o que já se sabia há pelo menos duas corridas: Sebastian Vettel e Fernando Alonso brigarão pelo título. Quem vencer em 2012 será tricampeão da Fórmula 1.

Com inícios semelhantes na principal categoria do automobilismo mundial e recordes batidos constantemente, o alemão de 25 anos e o espanhol de 31 são considerados os dois principais pilotos da era pós-Michael Schumacher. Mas as semelhanças entre os dois prodígios da Fórmula 1 param por aí (e no fato de ambos fazerem aniversário em julho). Se um se divide entre o comportamento duvidoso dentro das pistas e o estilo quase playboy fora delas, o outro mostra agressividade ao volante, mas tem jeito adolescente na vida pessoal e no trato com a imprensa.

Abaixo, o Salto Alto elenca quatro categorias que mostram por que Vettel e Alonso são como dois polos de um imã.

1-Aparência

Para sorte das apreciadoras da Fórmula 1, a presença constante de Vettel e Alonso entre os primeiros colocados garante que o pódio dos GPs sempre tenha um bonitão (embora, claro, Jenson Button, Lewis Hamilton, Raikkonen e Mark Webber também tenham seu valor). Mas como se sabe, o alemão e o espanhol são como água e vinho já neste quesito, ambos demonstrando traços fiéis as suas raízes. Vettel é loiro, tem olhos claros, rostinho de menino e físico pouco musculoso. Não gosta de tatuagens e é tímido nas roupas. Alonso, não. Latino, é moreno, de sobrancelhas grossas, olhos também claros, sorriso marcante e corpo bem torneado, com direito a um grande samurai tatuado nas costas.

2-Romances

Fernando Alonso resistiu às ‘grid girls’ durante muito tempo, mais precisamente cinco anos, o tempo em que ficou casado com a cantora espanhola Raquel del Rosario. A relação terminou oficialmente em dezembro do ano passado, e desde então o piloto das Astúrias resolveu aproveitar as tentações da vida pública. Em menos de um ano, já acumulou romance com duas modelos russas, Xenia Tchoumitcheva e Dasha Kapustina (foto à esquerda), com quem está atualmente.

Sebastian Vettel, por sua vez, tem no amor a vida de garoto que seu rosto mostra. Diferentemente da maioria dos pilotos, que são namorados ou casados com beldades que atraem flashes nos paddocks, o alemão namora com a mesma garota desde os tempos de colegial. Mais do que isso, Hanna Prater (foto à direita) simplesmente é uma incógnita para a imprensa de esportes e celebridades. A moça aparece raríssimas vezes ao lado do bicampeão mundial e chegou a sair da faculdade de design em que estudava por conta do assédio que passou a receber após o primeiro título de Vettel.

3-Mídia, fãs e amigos

É aquilo, Sebastian Vettel é tão bom moço que todo mundo gosta dele, todo mundo torce um pouco por ele. No entanto, o alemão raramente dá declarações bombásticas, poucas vezes participa de eventos midiáticos – a não ser, claro, aqueles em que cumpre a agenda da Red Bull -, tem vida social restrita (como bem mostra o fato de pouco aparecer com a namorada), não coleciona inimigos nem grandes amigos públicos.

Alonso, por sua vez, doa seu sangue latino para os fãs fervorosos que acumula ao redor do mundo, a Alonsomania. Brincalhão com seguidores no twitter, é também amigo de jogadores de futebol e do ciclista campeão da Volta da França Alberto Contador, mas na Fórmula 1 não é o favorito dos outros pilotos. Que o digam Lewis Hamilton e Michael Schumacher. Para deleite dos jornalistas, é quem proporciona as frases mais fortes na F1 e não esconde o mau humor quando perde ou tem resultados abaixo do esperado.

Trajetória de Sebastian Vettel

Trajetória de Sebastian Vettel

[tagalbum id=''10247″]

4-Perfil nas pistas

Para não dizer que não falamos propriamente de Fórmula 1, nosso último quesito é o perfil que nossos dois musos mostram dentro das pistas. Vettel tem estilo arrojado, é o bicampeão mundial mais jovem da história da categoria (batendo justamente o recorde de Alonso), é muito veloz, erra pouco e quase nunca se envolve em polêmica com outros pilotos.

Já Alonso não herdou à toa o apelido de Dick Vigarista que fora de Schumacher por mais de uma década. Agressivo no comando do carro, não mede esforços para ganhar posições e já provocou acidentes em diversas corridas, apesar de ser considerado por muitos especialistas o melhor piloto da atualidade. Contra o espanhol conta ainda o fato de estar envolvido nos grandes dois escândalos da Fórmula 1 na era recente: a espionagem da McLaren a dados técnicos da Ferrari em 2007 e o acidente proposital de Nelsinho Piquet na Renault em 2008, quando venceu a prova. Em ambos os casos, porém, Alonso não sofreu qualquer punição, apesar de suas escuderias na época serem duramente sancionadas.

E aí, independentemente dos pontos que cada um já conquistou na temporada 2012, para quem você vai torcer nos GPs dos Estados Unidos e do Brasil?

Fernando Alonso

Fernando Alonso

[tagalbum id=''14051″]