Blog Salto Alto

Modelo filha de Datena segue tendência e usa treino de MMA para manter a forma

UOL Esporte

Crédito das fotos: Leandro Moraes/UOL

Nova febre do esporte mundial, o MMA começa a invadir, também, o mundo da moda. Pelo menos para a filha do jornalista José Luiz Datena, Letícia Weirmann. A modelo e apresentadora seguiu a tendência da prática do esporte e iniciou treinos de luta para manter a forma.

Amante de esportes, Letícia começou a fazer exercícios da arte marcial por causa de seu treinador, o lutador Tiago Alves. Em entrevista ao Salto Alto, ela explica como funcionam os treinos e os benefícios do MMA.

''Eu não escolhi o MMA, eu comecei a treinar com o Tiago Alves, que é lutador e, no meio dos meus treinos ele começou a colocar exercícios de MMA e eu me interessei. Gosto para caramba do esporte, sou fã,  assisto, torço e admiro ele (Tiago Alves) como atleta'', explica a modelo.

O treino é uma simulação dos movimentos básicos do MMA, que trabalha, através da sobrecarga de peso, diversos músculos do corpo. ''Eu emagreci e ganhei massa muscular, mas é um conjunto de coisas. É um esporte que não trabalha só tônus muscular e coisas isoladas, você também trabalha reflexo, concentração, tudo isso''.

Apesar de não sentir vontade de lutar, Letícia se interessou pelos treinos por considerá-los desafiadores. ''Tem exercício de academia que eu posso sentar, colocar meu ipod e fazer tranquila ali. E o MMA não, eu tenho que dormir bem um dia antes, eu tenho que me alimentar bem, antes de treinar e depois do treino'', explica.

Letícia Weirmann valoriza a orientação e a motivação dadas pelo treinador Tiago Alves.

Com a preparação correta e boa alimentação, qualquer um pode fazer treino semelhante aos de lutadores de MMA, explica o treinador Tiago Alves. O que varia é a intensidade dos exercícios e a carga que os músculos têm que suportar na atividade, ambos adaptados para o quanto a pessoa aguenta. Por isso, o acompanhamento de um profissional é muito importante.

''Tem exercício que eu choro. Por isso que eu acho importante a gente ter o acompanhamento de alguém, pela motivação, porque se eu chegasse aqui sozinha, pararia assim que começasse a ficar difícil. E ele (Tiago) mostra pra mim que o meu limite vai além do que eu penso'', ressalta a modelo.

E a exigência do comandante vai além dos treinamentos. As fotos tiradas para a matéria deveriam também estar perfeitas. A cada clique, Alves checava a imagem para garantir que os golpes foram bem executados. ''Não gosto de ver gente que fala que treina e depois sai na revista fazendo o movimento todo errado''.

A dieta de Letícia também recebeu influência do lutador. Nada de ficar só na saladinha. A prática de esportes exige energia e uma alimentação balanceada.

''O Tiago me passou uma dieta que eu como modelo, e eu sou modelo há 14 anos, fiquei assustada. Eu podia comer arroz e feijão à noite. Então não tem aquela coisa de eu preciso ingerir 800 calorias por dia ou mil calorias por dia. E na realidade eu emagreci com a dieta que ele me passou, é uma alimentação bem completa, eu posso comer pão, posso comer arroz… Antes, eu tinha medo de comer e engordar, então às vezes eu ia pro treino sem comer e isso fazia mal'', revela.

Tiago Alves resume o motivo das mudanças: ''A gente tem aqui uma Ferrari, mas uma Ferrari sem gasolina não anda. Ela precisava de energia para os treinos''.

(Por Júlia Caldeira)