Blog Salto Alto

Que bonito é! Marcado por beijinho suspeito, Gasquet é destaque da França na Davis

UOL Esporte

 

Crédito: Matthew Stockman/Getty Images

Há três anos, Richard Gasquet foi suspenso do tênis por dois meses por ser pego em exame antidoping pelo uso de cocaína, substância que, segundo ele, apareceu em seu teste por conta de um beijo. Alvo de críticas e de insunuações à época, o tenista vive momento totalmente diferente hoje.

Em boa fase,  ele é um dos destaques da França no duelo de quartas de final contra a Argentina pela Copa Davis, disputado neste final de semana (entre os dias 5 e 7 de abril). Número 9 do mundo, Gasquet está em ascenção no ranking da ATP e já garantiu mais dois títulos para o currículo.

Com as conqusitas no Torneio de Chennai e no Torneio de Montpellier, Gasquet tem o mesmo número de conquistas do número um do mundo, Novak Djokovic, em 2013 e subiu uma colocação no início do ano. Gasquet também entrou para a história do tênis francês em 2013 ao entrar para o grupo de tenistas que já venceram pelo menos 300 partidas na carreira.

Mas as marcas do caso de 2010 estão presentes até hoje. Em fevereiro deste ano, Gasquet ganhou uma ação contra a revista Entrevue, que publicou à época uma montagem que insinuava o uso de cocaína por parte do atleta. A publicação teve de pagar uma quantia equivalente a R$ 15,5 milhões de indenização.

A imagem em questão demonstrava o esportista pensando em cheirar as linhas de uma quadra de tênis, em alusão ao uso da droga. A atitude foi considerada difamação, já que o atleta tinha sido absolvido no caso de doping. Segundo o tribunal, a quantidade da substância encontrada no organismo de Gasquet era muito pequena.

Na ocasião, o francês alegou ter consumido a substância por acaso, por conta de um beijo em uma garota que havia usado cocaína. Vale destacar que esta é a segunda vez que o atleta derrota a revista na Justiça. No ano passado, a Entrevue foi condenada por insinuar que o francês estava mentindo sobre o uso de drogas.

Profissional desde os 15 anos, esta foi a maior polêmica da carreira do francês, que possui nove títulos da ATP no currículo. Hoje, aos 26 anos, Gasquet é o segundo tenista da França e um dos destaques na Copa Davis, sendo elogiado até pelo capitão adversário.

O tenista Martin Jaite, líder da equipe argentina na Davis, destacou a boa fase do francês em entrevista coletiva nesta semana e disse que ele não terá problemas para se adaptar ao saibro para a disputa – as outras partidas da França na Davis foram disputadas em piso duro.

Vale, então, acompanhar os jogos de Gasquet no torneio, já que, além de bonito, ele é talentoso. A França enfrenta a Argentina pela Copa Davis a partir das 10h30 desta sexta-feira, das 12h30 deste sábado e das 10h30 deste domingo.