Consultores dão dicas para homens manterem a elegância vestindo camisas de futebol
UOL Esporte
O uniforme de futebol é peça fundamental no guarda-roupa de torcedores fanáticos. Mas será que eles caem bem em qualquer situação? A equipe do Salto Alto consultou especialistas em moda para avaliar a melhor forma para os homens vestirem camisas de time sem perder a elegância.
“O ideal é você não usar quando sair para jantar ou em um encontro que tenha um toque de formalidade. O uniforme é muito legal para os momentos de lazer, para o almoço até porque tem muitas camisas que são lindas. Com um jeans e um tênis fica bem legal”, explica a consultora de moda e professora de estilismo no SENAC Campinas, Ana Vaz.
Mas, mesmo em momentos de lazer, os uniformes de time não agradam mães e namoradas. O maior erro é a aparência de “relaxado”. Na busca por conforto, os torcedores acabam optando por roupas muito largas e por números maiores e, segundo André do Val, jornalista e crítico de moda masculina, acabam errando. “Prefira sempre algo mais próximo do corpo”, recomenda.
Outra crítica comum é a poluição visual dos uniformes, que possuem, cada vez mais, patrocínios estampados. Esta tendência é apontada como negativa por André, que indica os modelos mais antigos e vintageou os das linhas casuais, cada vez mais populares e vendidos nas lojas dos clubes em shoppings e regiões de comércio. E alerta: “Um uniforme de futebol é uma peça esportiva, logo, deve ser usado apenas em situações esportivas. Não invente de usar no trabalho, muito menos em festas mais sérias (casamentos, batizados, aniversários…).”
Um saída oferecida pelos clubes de futebol é o terceiro uniforme, geralmente lançado em cores diferentes das clássicas do time e que busca atingir colecionadores e torcedores que queiram se relacionar com os times, mas não de uma maneira óbvia. Ana Vaz elogia esta ideia e aponta a camisa roxa do Corinthians, lançada em 2008, como um exemplo positivo.
“Ficam melhores as camisas com poucos tons ou lisas. O Corinthians, por exemplo, tinha uma camisa roxa, cores assim ficam mais legais para compor o visual”, explica.
Outro uniforme elogiado pela consultora é o que a seleção brasileira usará na Copa das Confederações neste ano, por possuir punho e gola em cores diferentes do resto da camisa. A competição, inclusive, é uma das responsáveis por uma tendência esportiva na moda.
Segundo Ana Vaz, os grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além da própria Copa das Confederações, geram influência nas passarelas. “Tendências de moda tem a ver com macro tendências, e estes eventos próximos influenciam nisso. No ano passado, já vimos muitas peças inspiradas no esporte por causa das Olimpíadas de Londres. A gente pôde ver também a Inglatera em alta nos desfiles e looks parecidos com o que os ingleses vestem”, explica.
Assim, mesmo para aqueles que não gostam dos uniformes de futebol, veremos muitas peças inspiradas no esporte, com tecidos, modelos e até cores próximas as usadas por atletas. “Também veremos agora muitas coisas brasileiras na moda. O país está em alta a gente tem a Copa e as Olímpiadas. Veremos muitas peças com tons de verde e amarelo”, prevê ela.
Mas, independente dos 'looks', são as próprias competições e jogos que importam para os torcedores.''O que vale mesmo é torcer e divertir com a turma de amigos'', lembra André.
(Por Júlia Caldeira)