Blog Salto Alto

Eu na Arena! – A rotina de uma IronFamily

UOL Esporte

Crédito das fotos: Arquivo pessoal

Por Livia Borges*

''Meu marido é triatleta. Um esporte que a cada dia vem ganhando mais adeptos. No triatlo, os corajosos nadam, pedalam e correm. Geralmente, as distâncias são medidas em quilômetros, pra assustar qualquer desinformado logo de cara.

O tamanho das provas varia. Pode-se fazer um short distance, com 750 metros de natação, 20 km de bike e 5 km de corrida, ou um Ironman, que são 3,8 km de natação (geralmente no mar!), 180 km de pedal e 42 km de corrida. Existe ainda o Ultraman, para os insanos.

Meu maridão, inquieto, megadedicado e automotivado, resolveu que queria fazer um Ironman. Tudo começou no ano de 2009. Depois de ter completado a Maratona de São Paulo, ele achou que treinar só corrida estava muito maçante, começando a ficar chato. Comprou uma bicicleta. Bem meia boca, só pra testar e ter certeza de que gostaria da nova modalidade. Gostou!

Depois de seis meses de treino já completou um short distance; um ano depois, fez provas na distância olímpica (1,5 km, 40km e 10km) e, preparando-se para a primeira prova de Ironman em 2011, fez provas meio Ironman.

Só quem é mulher/noiva/namorada de um triatleta sabe o perrengue que é. Primeiro porque eles amam as bicicletas deles! Elas valem um bom dinheiro e eles brigam para que sejam cada vez mais leves e aerodinâmicas. Compram milhares de acessórios, levam pra revisão todo mês, mandam lavar.. só falta colocar na cama do casal! Segundo, porque a tralha de treino ou prova é imensa! Além da intocável bicicleta, eles carregam sunga, óculos, touca, roupa de borracha; capacete, sapatilha, óculos de sol, câmara de ar, bomba de pneu; tênis de corrida, boné, etc, etc, etc. Acho que um check list completo chega a quase 80 itens!!

Para aguentar esse tempo todo de prova, a comida também é diferenciada. Tudo integral, muitas frutas e também suplementos, cápsulas, gel de carboidrato, bala de sal… não é exagero, hein? Tudo o que uma pessoa normal come, meu marido multiplica por 3. Eu como 2 colheres de arroz e 2 de feijão. Ele, 6 de cada. Eu como 1 bife. Ele, 3! Doces, frituras e refrigerantes não o pertencem mais. E mesmo assim ele é feliz.

Quando ele decidiu partir para as provas mais longas, apoiei a decisão porque também sempre gostei de atividades físicas ao ar livre. Ele gastava horas nos treinos de final de semana e, pra não ficar sozinha em casa, resolvi começar a treinar também. Não sou bruta como ele, mas eu vou. Antes da minha gravidez, consegui cumprir um short.

Somos casados desde 2008 e hoje somos pais do Felipe, o IronBaby de 8 meses. Esse, inclusive, já cruzou a linha de chegada de dois Ironman. O primeiro, no ano passado, quando estava ainda na minha barriga. E o segundo este ano, chegando no colo do pai.

O Ironman é uma prova única. É realizada no Brasil apenas uma vez por ano e distribui vagas para o mundial de Ironman, que acontece no Havaí. Os melhores de cada categoria ganham o direito de se inscreverem no mundial e, por isso, é uma prova muito disputada. A largada é dada às 7 da manhã e os quase 2 mil atletas têm um prazo de 17 horas para terminar, ou seja até meia-noite. Imagina sair de casa antes do pôr do sol e chegar depois do Corujão!

No primeiro ano, meu marido terminou em 10h06min. Tempo ótimo para um iniciante! Este ano, terminou em 9h32min. Com este tempo, ele ficou em 11º na categoria dele. Chamaram até o 10º para o mundial.. rsrs. Para diminuir esse tempo de um ano pro outro, muita coisa aconteceu. Muitas histórias boas para serem contadas numa próxima prosa.''

*Livia Borges é jornalista e tem 30 anos

 

E você, também quer contar suas histórias esportivas? Mande um texto e fotos pra gente no e-mail blogsaltoalto@bol.com.br. Semanalmente, relatos como esse vão aparecer por aqui, e o próximo pode ser o seu.