Blog Salto Alto

Kobe Bryant faz dieta, perde 7 quilos e alcança melhor aproveitamento da carreira

UOL Esporte

Crédito: Doug Pensinger/Getty Images/AFP

Um dos melhores jogadores de basquete hoje nos Estados Unidos, Kobe Bryant muda a alimentação para garantir bom desempenho dentro de quadra. Uma dieta iniciada antes dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, ajuda o atleta a ter, atualmente, os mesmos números de quatro anos atrás, quando foi eleito o melhor jogador da NBA, a liga norte-americana de basquete.

Uma dieta sem açúcares e equilibrada ajudou Bryant, aos 34 anos, alcançar números muito parecidos com os do auge de sua carreira. Na temporada 2012-2013, o ala-armador do  Los Angeles Lakers tem uma média de 27,7 pontos, 5,8 assistências e 5,5 rebotes por jogo em um total de 38,3 minutos jogados ema cada partida. Ele ainda possui a melhor média de acertos de toda a carreira, com 47,5%, a três meses de terminar a temporada (as finais serão disputadas em junho deste ano).

Há quatro anos, na temporada 2007-08, Kobe encerrou a competição com  média de 28,3 pontos, 6,3 rebotes e 5,4 assistências em um total de 38,9 minutos jogados. Com estes números, o ala-armador foi eleito pela primeira vez na carreira o MVP (melhor jogador) da temporada.  Ele também ganhou este posto nas temporadas 2008-09 e 2009-10, só que no Jogo das Estrelas da NBA.

Bryant iniciou a dieta por causa de dores no joelho e, atualmente, vê a boa alimentação como principal motivo para o melhor desempenho em quadra. Ele emagreceu sete  quilos para os Jogos de Londres, em julho do ano passado. O segredo: nada de doces e carnes gordurosas, chá verde, muitos vegetais, frutas e peixe.

''Basicamente eu deixei de comer doces e controlo tudo o que não é necessário. É uma questão de encontrar um equilíbrio, não quero ser neurótico também'', contou o astro ao jornal espanhol Marca.

Os exercícios também ajudam. Segundo o o treinador do Los Angeles Lakers Gary Vitti declarou ao site oficial do time, Bryant é o atleta mais empenhado em manter a boa forma. Mas, mesmo com os esforços e os bons resultados da dieta, ele não esconde a dificuldade de cortar calorias.

''Há um alto nível de sacrifício, mas acho que vale a pena. (Nós jogadores) estamos acostumados a comer o que quisermos, quando quisermos. Mudar este estilo de vida não é fácil'', desabafou.

''Eu basicamente como agora tudo o que nossas mães falam que temos que comer quando somos pequenos''.