Blog Salto Alto

De coqueiros a suposto protesto, estampas chamam a atenção em Sochi

UOL Esporte

Os uniformes das delegações sempre são um show à parte nas aberturas de Jogos Olímpicos e até 'ditam tendências de moda'. No caso das Olimpíadas de Inverno, o desafio dos estilistas responsáveis pelos 'looks' dos atletas foi ainda maior: fugir das tradicionais ‘japonas’ e calças folgadas.

Getty Images

Os atletas de Ilhas Cayman ignoraram o frio e desfilaram de chinelos

Neste ano, nos Jogos de Sochi (Rússia), as delegações resolveram apostar nas cores e em estampas peculiares.  A Alemanha, por exemplo, chegou com casacos que misturava verde, amarelo e azul, sem contar com as calças vermelhas e estampadas. O modelito foi chamado até de fantasia de carnaval logo que foi lançado e chegou a causar polêmica ao ser relacionado aos protestos contra a lei anti-gay russa.

O bom-humor ficou por conta da delegação de Tonga, que trouxe os coqueiros de suas ilhas para aquecer os dias de competição.

Mas grande destaque do evento foi a ousadia Ilhas Cayman, que, apesar do frio, desfilou de bermudas e chinelos, mantendo a identidade do Caribe. Outros que também tiveram a coragem de deixar as calças na Vila Olímpica foram os atletas de Bermuda, que honraram o nome da nação e também desfilaram de bermuda.

As demais equipes foram mais tradicionais e optaram pelo básico: calça e casaco. Coreia e Grécia adotaram as cores da bandeira em calças largas e casacos de tecido impermeável.

07fev2014---delegacao-de-tonga-desfila-com-tema-de-praia-em-suas-roupas-de-inverno-1391799257160_300x500

A delegação de Tonga tentou trazer o calor de suas ilhas com coqueiros no uniforme

Todas as outras equipes, porém, preferiram se proteger do frio russo e optaram por agasalho com calça e casaco. Alguns mais tradicionais como Coreia e Grécia adotaram as cores da bandeira de seu país em um conjunto de agasalho comum, com calças largas e casacos de tecido impermeável. Outras, chamaram a atenção pelas cores variadas e estampas.

Com tantos trajes chamativos e peculiares, a elegância ficou por conta de Espanha, Dinamarca, Suécia e França.

Os espanhóis optaram por blazers, calças sociais e boinas, enquanto os dinamarqueses vestiam casacos de ‘risca de giz´ para homens e calças mais ajustadas com botas para mulheres. A Suécia adotou a tendência de leggings estampadas com sobretudo azul, e os franceses usaram agasalhos com corte de blazers e calças cáqui da grife Lacoste.

As Olimpíadas de Iverno em Sochi, na Rússia, serão disputadas entre os dias 7 e 23 de fevereiro. O Brasil conta com 13 atletas representantes, que disputarão em sete modalidades dos Jogos.