Blog Salto Alto

Fazer abdominal e praticar ciclismo. Veja o que você pode fazer na gravidez

UOL Esporte

lea

A prática de esportes, especialmente os de alto rendimento, é um dos maiores tabus na gravidez. É proibido fazer abdominal? Praticar o ciclismo pode causar um aborto? Musculação é permitido só depois dos três meses?

Em homenagem ao Dia das Mães, o UOL Esporte consultou a medida Maria Rita Souza Mesquita, diretora da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo, para tirar as dúvidas e esclarecer o que é mito e o que é verdade na prática esportiva durante a gestação.

É proibido praticar musculação nos três primeiros meses de gravidez. Mito

Não há contraindicação em praticar musculação nos primeiros três meses da gestação, desde que com segurança. A musculação é uma atividade física recomendada para a gestante pela segurança e eficiência durante toda a gestação, naturalmente com cuidado e sem excessos. É preciso ter a preocupação em utilizar um peso que não implique em esforços exagerados, que haja intervalos maiores de repouso entre as séries e exercícios, de forma a reduzir a intensidade da sessão de treinamento e a sobrecarga como um todo. É importante que seja respeitado o condicionamento da gestante para não desencadear quadro de esgotamento físico e também a fase da gestação. Evitar exercícios ou amplitudes de movimento que comprimam o abdome grávido.

Grávidas não podem fazer exercícios abdominais. Mito

Os exercícios abdominais podem ser realizados, porém com algumas adaptações. Não está indicado o exercício abdominal na forma tradicional (deitada reta). A execução do abdominal nessa postura deve ser evitada porque o útero, com o peso do bebê, pode comprimir a veia cava, limitando o fluxo de sangue e oxigênio para a mãe e o bebê. Exercícios abdominais realizados da forma incorreta poderão gerar lesões, sendo importante sempre procurar a orientação de um profissional competente.

Mas isso não significa que estejam completamente excluídos todos os exercícios relacionados com a barriga. Existem alguns exercícios que podem ser feitos naqueles equipamentos desenvolvidos especialmente para abdominais, em que a grávida não fica na posição supina (deitada reta).

Se a grávida praticar o ciclismo corre o risco de sofrer um aborto. Mito

A ocorrência dos abortamentos não está relacionada a atividades físicas como o ciclismo. A incidência de abortamento de causa desconhecida é de 15% e ocorre até as primeiras 12 semanas. Se a paciente já está habituada a andar de bicicleta, pode continuar durante a gravidez até o segundo trimestre. Após este período, o centro de gravidade muda e existe a perda do equilíbrio com maior frequência, favorecendo a ocorrência de quedas. A bicicleta ergométrica, porém, está liberada, sempre com moderação, como todos os outros exercícios.

Nos anos 80, a jogadora de vôlei Isabel disputou competições até o sexto mês de gestação. Apesar disso, as grávidas devem evitar jogar vôlei e dar peixinho. Verdade

Esportes como vôlei, basquete, esqui aquático e ginástica de alto impacto devem ser evitados durante a gravidez pelo risco de trauma e queda. Se a gestante já estiver habituada a jogar vôlei, poderá continuar dentro de seus limites e com a liberação do médico, lembrando que existe a possibilidade de trauma abdominal causado pela bola e maior risco de queda, lesão das articulações, fraturas e luxações em decorrência da perda do equilíbrio com o desenvolvimento da gravidez. Não deve realizar peixinho por risco de trauma abdominal.

Grávidas não podem praticar esportes de contato como lutas, handebol ou futebol. Verdade

São consideradas atividades físicas desfavoráveis, assim como qualquer atividade que proporcione contato físico e de grande probabilidade de trauma como quedas e choques com outras jogadoras. Existe ainda a possibilidade de trauma abdominal causado pela bola.

Exercícios de alta intensidade podem causar a má formação do feto pelo aumento da temperatura corporal. Verdade

É recomendável que a grávida evite o aumento de temperatura corporal durante os exercícios. Por isso, a hidratação adequada e os exercícios regulares vão ajudá-la a dissipar melhor o calor. Assim, mulheres condicionadas e bem hidratadas regulam com maior eficiência seus níveis de temperatura do que gestantes sedentárias e que se submetem a menor variação de temperatura durante a prática de exercícios.  Roupas leves e ambientes frios são igualmente importantes para proteger a gestante do estresse do calor.

A prática de esportes em altitudes acima de 1.800 m pode prejudicar a oxigenação do bebê. Verdade

Uma condição ambiental importante a considerar é a pressão atmosférica, seja ela muito alta ou muito baixa. A exposição à diminuição de O² em grandes altitudes, assim como em baixa pressão em mergulhos marítimos, por exemplo, deve ser evitada durante a gravidez porque diminui a passagem de oxigênio pela placenta e prejudica a oxigenação fetal.

Durante a gestação, a mulher só pode praticar o esporte ao que ela já estava habituada antes de ficar grávida. Mito

Qualquer gestante pode fazer exercício, mesmo se anteriormente era sedentária. A diferença é ajustar a forma individual, de acordo com sua capacidade física, condicionamento e evitando desgaste excessivo e a exaustão.

A partir do sétimo mês, a mulher grávida deve interromper a prática de esportes. Mito

Se estiver realizando exercícios considerados de baixo risco como hidroginástica, caminhada, natação e outros de forma moderada e segura, não há necessidade de interrupção. Na verdade, os riscos decorrem em função dos exageros em relação à intensidade da atividade. No final da gravidez, as atividades devem diminuir de intensidade sempre respeitando o bem estar da mulher e o fortalecimento corporal com segurança.

O Pilates é o melhor exercício durante a gravidez. Verdade, em parte

O Pilates é uma atividade que junta flexibilidade, força, relaxamento e respiração. Os exercícios combinam a respiração com a contração abdominal. Durante a gravidez os músculos abdominais distendem e podem ficar enfraquecidos. Como o Pilates trabalha estes músculos, este tipo de exercícios pode e deve ser praticados durante a gravidez, desde que tenha o consentimento do médico assistente. Além de ajudar a fortalecer os músculos abdominais, o Pilates ajuda a aliviar a pressão sobre as costas e a bacia, aliviando as dores na coluna que incomodam muitas grávidas devido ao aumento repentino de peso. Mas se você está grávida e nunca praticou Pilates, não é a melhor altura de começar. (…) Algumas posições, como as de bruços ou deitada com a barriga para cima, não são recomendadas a partir do meio da gestação.

Em 2010, Paula Radcliffe, ex-recordista mundial de maratona, correu durante a gestação e revelou que chegou a percorrer quase 25km em um treino. Quais os riscos disso?

Riscos de exaustão muscular e física, aumento exagerado da frequência cardíaca, desidratação além do risco de queda e traumas.

A norte-americana Lea-Anne Ellison, aos 35 anos, participou de competições de halterofilismo até os nove meses de gravidez. Quais os riscos?

Os riscos são o de sobrecarregar de forma intensa, mesmo já sendo atleta, a musculatura do ombro, coluna e assoalho pélvico porque o útero gravídico está aí apoiado e, como consequência, está sobre sobrecarga. Também pode causar lesão dos tecidos moles e distensão muscular. Além disso, há um aumento da pressão intra-abdominal, sobrecarga nas articulações do joelho e tornozelo correndo risco de fraturas, luxações, além da possibilidade de queda do aparelho – peso sobre o abdome gravídico.

Por Luiza Oliveira, do UOL em São Paulo

Crédito: Reprodução/Facebook