Blog Salto Alto

Campeã olímpica aparece em má forma em Londres e abre debate na Austrália

UOL Esporte

Créditos das fotos: Getty Images, Getty Images e Reuters

As Olimpíadas sempre fornecem grandes imagens aos espectadores, mas também sempre surge alguma controvérsia baseada em fotos comprometedoras divulgadas durante o evento. Em Londres-2012, o primeiro 'bafafá' já apareceu antes mesmo de os Jogos começarem.

Imagens da nadadora Leisel Jones durante treinos da seleção australiana no centro aquático do parque olímpico, nesta semana, levantaram dúvidas na imprensa local. Tudo por causa de uma 'barriguinha avantajada'.

Jones é multicampeã olímpica e, em Londres, se tornará a primeira nadadora australiana a competir em quatro Jogos consecutivos. Entretanto, o fato de aparecer nos treinos com um visual desleixado e de não ter vencido os 100 m e os 200 m peito nas seletivas nacionais abriram questionamentos sobre sua real dedicação à Olimpíada.

LEIA TUDO SOBRE A OLIMPÍADA DE LONDRES NO UOL ESPORTE

As dúvidas – chegou-se a falar em gravidez – irritaram dirigentes e até mesmo grandes nomes do esporte. O chefe do time australiano de natação, por exemplo, falou em 'azar' da atleta no ângulo em que as fotos foram tiradas. Disse ainda que as críticas a Jones eram ''extremamente injustas. Ela é uma tricampeã olímpica e merece muito mais respeito do que tem recebido''.

A ex-atleta Cathy Freeman, um dos expoentes do atletismo e do esporte da Austrália, também se ofendeu pela compatriota e disse que as críticas são ''anti-australianas''.

Para tentar abafar o falatório, o técnico de Jones, Michael Bohl, expôs toda a rotina de exercícios de sua pupila. ''Ela faz nove treinos por semana e mais duas sessões de academia. Estamos felizes com a forma física dela'', disse. A própria nadadora evitou dar trela maior ao assunto e assegurou: ''Estou tranquila e aproveitando tudo sobre essa Olimpíada''.

É importante ressaltar que Leisel Jones nunca foi propriamente esbelta e sempre teve suas curvinhas, desde quando espantou o mundo com suas boas performances em Sydney-2000 aos 15 anos. Agora, se a forma física atual vai ou não comprometer seu desempenho em Londres, saberemos apenas quando ela disputar os 100 m peito, no próximo domingo, e o revezamento 4 x 100 m medley, no dia 3 de agosto.