Blog Salto Alto

Sunga apertada vira tática para impressionar juízes no salto ornamental

UOL Esporte

Crédito: Getty Images

A beleza dos movimentos é fundamental no salto ornamental. As acrobacias precisam ser milimetricamente precisas em um pulo de sucesso. Mas a preocupação dos competidores não está somente na execução dos movimentos. De acordo com técnicos da modalidade, os atletas preferem vestir sungas pequenas e apertadas para exibir seu porte físico avantajado e impressionar os juízes.

“O salto ornamental é um esporte muito estético. Os atletas usam sungas pequenas para demonstrar mais sua definição muscular e beleza, só por isso. Na verdade, não influencia muito na nota, é um algo a mais somente”, explicou o técnico Ricardo Moreira, que treina alguns dos principais representantes do Brasil, como César Castro e Hugo Parisi.

No salto ornamental, os atletas pulam de uma plataforma ou trampolim executando uma série de movimentos estéticos antes da queda na piscina. Um grupo de juízes distribui as notas avaliando quesitos como aproximação, execução, partida e entrada na água.

A princípio, o tamanho da sunga poderia influenciar levemente a quantidade de água levantada na entrada do competidor na piscina. Mas de acordo com os treinadores brasileiros, isso não acontece na prática.

“O tamanho da sunga não influi no salto. É claro que precisa ser confortável, não pode ser nada muito grande para não atrapalhar. Na minha época, algumas pessoas ainda usavam proteção, mas esse tipo de coisa não acontece mais”, comentou Giovani Casilo, técnico mais antigo do Brasil, que trabalha na modalidade há 58 anos.


No fim, a escolha pelo traje pequeno e apertado também serve para impressionar os fãs. Para se ter uma ideia, o saltador britânico Tom Daley foi eleito no último domingo como o homem mais sexy do mundo pela revista Attitude Magazine, que é dedicada ao universo homossexual. Ele também é conhecido pelas sungas pequenas e apertadas.

Apesar disso, vale ressaltar que a modalidade é dominada amplamente pelos chineses, que conquistam as principais medalhas nos Mundiais e Jogos Olímpicos. Já o Brasil ainda luta para conquistar seu primeiro pódio em uma competição deste porte no esporte.

Veja mais fotos de Tom Daley: