Blog Salto Alto

Que bonito é! Pedro Solberg supera acusações de doping por recorde no vôlei de praia

UOL Esporte

 

Crédito: Mauricio Kaye/CVB

Campeão por antecipação do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Pedro Solberg pode bater um recorde ao lado de seu parceiro Bruno Schmidt no próximo mês de abril. Caso vença a próxima etapa do campeonato, em Brasília (a última da temporada), a dupla será a maior vencedora da competição na história. Mas o atual sucesso vem da superação de uma polêmica.

Detentor dos últimos seis ouros nesta temporada, Pedro Solberg  ficou um tempo longe das areias por acusações de doping. Em julho de 2011, o jogador testou positivo para o uso de esteroides em um exame e foi afastado pela Federação Internacional de Vôlei (FIBV) naquele ano. Solberg perdeu patrocínios, parcerias e posição no ranking.

Para completar, em novembro de 2011, o atleta sofreu uma fratura no pé esquerdo e ficou fora da Olimpíada de Londres.

Mas a má fase ficou para trás. Solberg conseguiu provar sua inocência no caso de doping no início deste ano, garantiu o título brasileiro por antecipação, está prestes a bater um recorde e até virou modelo, posando ao lado de Bruno para um ensaio do portal O Globo.

A carreira à frente das lentes, por enquanto, não deve ter sequência – apesar do potencial do atleta -, já que Solberg vive momento alto no vôlei de praia. Ele garantiu o título nacional por antecipação durante a etapa de Maceió, ao avançar às quartas de final, e na semana passada subiu ao topo do pódio. Caso vença a próxima etapa, superará, junto com Schmidt, o recorde de sete vitórias consecutivas de Alison e Harley em 2009.

''Bruno e eu já estamos de parabéns pela temporada que estamos fazendo, mas um recorde tão importante como este vai valorizar ainda mais o nosso trabalho. Queremos terminar a temporada vencendo e o Bruno vai jogar em casa, mas esse recorde será nossa maior motivação em Brasília”, afirmou à CBV sobre a possibilidade de bater o recorde.

O sucesso no esporte vem de berço. Pedro Solberg é filho da ex-jogadora e ex-treinadora de vôlei Isabel Salgado, e as irmãs Maria Clara Salgado e Carolina Solberg Salgado também atuam no vôlei de praia.

Aos 26 anos, Pedro busca aproveitar todas as oportunidades perdidas no ano em que ficou afastado. Superou críticas e o pensamento de desistir e hoje só quer vitórias.

“Muita gente não acreditava na nossa dupla (Pedro Solberg e Bruno Schmidt) e só nós e a nossa equipe sabemos o quanto nós trabalhamos para chegar até aqui. Por conta de tudo que passei por um curto período da minha carreira, cheguei a repensar se era isso mesmo que eu queria fazer. Lá no fundo, eu sempre soube que o que eu queria era voltar a vencer, porque essa sensação que estou tendo agora é muito boa”, desabafou o carioca após o sexto título no Circuito.