Blog Salto Alto

Vaidosas, mulheres do esporte usam artimanhas para esconder roxos e machucados

UOL Esporte

As contusões no esporte são frequentes tanto no masculino quanto no feminino. Mais vaidosas, as mulheres sofrem com as marcas deixadas por trombadas, quedas, fortes entradas e encontrões, mas têm seus segredos e artimanhas para disfarçarem os machucados quando saem para as ‘baladas’.

Futebol, basquete, rúgbi, atletismo e lutas são alguns dos esportes que proporcionam maiores lesões corporais, para desespero das meninas que gostam de sair à noite. Porém, as moças se dizem já acostumadas com a situação e revelam algumas dicas e segredos, especialmente com maquiagem, para esconder e camuflar os incômodos roxos pelo corpo.

No rúgbi, esporte que pode ser visto como violento por várias mulheres, a jogadora Tereza Raquel Bastos, do Rio Branco, afirma que as lesões mais comuns são mesmo nas pernas e às vezes algum olho roxo. Ela recomenda o uso de gelo para as garotas. No futebol, as pernas são também os principais alvos dos hematomas, e no judô, o rosto e as orelhas são os mais atingidos.

Judoca olímpica, Maria Portela vê como normais as marcas pelo corpo. “Atleta de alto rendimento já se acostuma a ficar machucado no dia a dia, e no judô principalmente. A gente sai bastante machucada no corpo inteiro. Às vezes as pessoas estranham um pouco, mas já nos acostumamos”, disse ela ao UOL Esporte.

Maria Portela esconde machucado no nariz, mas não deixa de usar uma saia mais curta na hora de sair.

“O gasto com maquiagem é grande, não tem o que fazer. A gente carrega muita maquiagem para onde quer que vá”, revelou a gaúcha Maria Portela. Lateral da seleção brasileira de futebol e hoje na equipe do Centro Olímpico, de São Paulo, a vaidosa Maurine disse que prefere usar um traje mais comprido para esconder as marcas das lesões.

“Nunca deixei de sair por causa disso. Não tenho nenhum segredo para disfarçar, se a marca está muito feia, uso uma calça, ou alguma roupa que esconda”, falou a jogadora, que também afirmou que no futebol, as atletas já estão habituadas com as marcas.

Maurine coloca perna em balde de gelo após partida pela seleção brasileira

“Nunca vi nenhuma companheira reclamando que ficou envergonhada de sair por causa de alguma marca. É normal, então já estamos acostumadas”, disse Maurine, medalha de prata com a seleção nos Jogos olímpicos de Pequim-2008.

Tereza Raquel Bastos, que além de jogadora de rúgbi escreve também no Rugby de Calcinha, já falou inclusive sobre os hematomas no blog. “Você está programando aquela festa pra estrear o seu vestido novo quando você olha que, após aquele try lindo, tem um hematoma na sua perna. Não é caso para pânico! Disfarçar esse monstro é fácil, basta você ter em mãos sua maquiagem.”

“Acho que este é o único modo de fazer isso. Primeiro, se for recente, coloque gelo que ajuda bastante a dissolver o sangue e evitar que fique roxo. Depois colocar uma compressa quente ajuda também, seguida com um pouco de remédio para este fim, como Gelol. Segundo, você faz a maquiagem em cima do hematoma como se estivesse acertando sua pele facial. Passe primeiro o corretivo (opcional), depois a base (espalhe bem até o roxo desaparecer) e depois o pó compacto (sem exagero, apenas pra tirar o brilho da base). O segredo está na tonalidade do produto que tem que ser de acordo com sua pele.”

Quem também pode reclamar dos hematomas são os namorados das atletas. Mas se o rapaz também for esportista, a situação pode melhorar.  “Ele entende, porque também é lutador e também sofre desse problema, mas se não fosse, com certeza ia estranhar por sairmos com cortes e hematomas”, declarou a judoca Maria Portela, que namora um lutador de jiu-jítsu.

Uso do Kinesio Taping pode também amenizar os roxos dos hematomas

Por Marcio Monteiro e Rodrigo Farah