Blog Salto Alto

Castroneves faz ritual de levar “princesinha” Mikaela no pódio para mostrar orgulho

UOL Esporte

  • Arquivo pessoal


Existe uma lenda dentro do automobilismo de que um piloto fica mais lento após ter seu primeiro filho pelo fato de evitar o risco nas pistas em função da preocupação da responsabilidade da criação da criança.

Mas esqueceram de avisar o mito para Hélio Castroneves, atual líder da temporada da Fórmula Indy. O brasileiro teve sua primeira filha, Mikaela, há três anos, e diz que nada mudou em sua conduta de direção em alta velocidade.

Hélio ressalta apenas o bem que a filha faz para sua vida pessoal e o aumento da  responsabilidade. Mas sem que isso atrapalhe seu desempenho profissional.

“Na vida pessoal mudou bastante por ser mais paciente. Pra fazer malas não são 15 minutos de antecedência ,agora tem que fazer um dia antes. Mas em relação ao meu trabalho é normal, como se tivesse indo pro meu escritório, meu escritório é meu carro, minha mesa é meu cockpit e meu volante é meu computador. Já penso em corrida, fazer o tempo mais rápido. Essa analogia pra mim é a mesma.  Hoje todos, tanto eu, com o Scott (Dixon), Ryan (Hunter-Reay), Tony (Kanaan), só o Marco (Andretti) que está ali nos primeiros que não tem filhos”, falou.

“Isso mostra que essa lenda de ter filho são para pessoas que não entendem que quando você gosta e ama o que faz, não importa. Na minha vida profissional, só fiquei mais sábio. A experiência está pesando muito mais, penso nela, nos lugares onde ficar”, continuou.

O brasileiro lembra que o pódio da última corrida foi “invadido” pelas crianças dos pilotos e pretende sempre levar sua princesinha ao pódio nas comemorações para futuramente mostrar a ela todo o orgulho do pai ao comemorar seus triunfos juntos com ela.

“Todos os dias que você tem uma menina você se torna uma princesinha, ela é muito dócil, carinhosa, mas tem seu gênio como as mulheres, seus hormônios. Mas  é fantástico. Como pai, ela é uma garotinha que é a melhor coisa que poderia ter. Minha meta é levar no pódio. Essa foi minha meta de fazer olhar quando tiver 20 anos e mostrar meu orgulho por ela”, falou.

“Inclusive, na ultima corrida, o pódio em Toronto foi eu, (Scott) Dixon e (Sébastien) Bordaus. E as filhos e filhos dos três estavam no pódio. Quando eu olhei pra  eles falei ´diziam que ter filho deixavam a gente mais lento, hein´. Foi legal.''

José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo

Filhos de atletas

Filhos de atletas