Blog Salto Alto

Advogada renuncia à vaidade e vence preconceito para ser piloto no rali dos Sertões

UOL Esporte


Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Helena Soares é advogada de formação, mas deixou os fóruns e audiências de lado por mais adrenalina. Uma das primeiras mulheres a entrarem no rali dos Sertões, musa do carnaval de São Paulo e mãe de três filhos, ela conta em entrevista exclusiva ao Salto Alto como é sua rotina e revela ter de abrir mão da vaidade na hora de correr.

A piloto, que em 2006 chegou no rali e em 2010 começou a competir, contou suas dificuldades e um pouco de sua preparação para as provas. “Já passei mal algumas vezes competindo. A partir de então, percebi a necessidade de uma preparação específica”, explicou Helena.

“Os cuidados que tenho são com a saúde, abuso do protetor solar e sigo as orientações nutricionais à risca. Gel de carboidrato, cápsulas de repositores e água, é o que dá para fazer durante a competição. Agora o resto, tem dias que nem banho dá pra tomar”, conta a piloto que se diz bastante vaidosa.

Sobre o assédio dos colegas, já que o ambiente de trabalho é predominantemente masculino, Helena admitiu que passa por algumas dificuldades pelo simples fato de ser mulher ''como um pouco de preconceito, a fragilidade mesmo e até a renúncia da vaidade. No entanto, a maior dificuldade esteve ligada ao respeito, não quanto à pessoa, mas sim provar que posso ser competitiva, nunca quis privilégios por ser mulher'', avaliou.

Apesar de ser mulher em um universo quase que totalmente masculino, a piloto diz que todos os companheiros são comportados e que não recebe cantadas. ''Acho que por vários fatores, e o principal deles é a falta de oportunidade. Não dou mole não, estou ali para competir e nossas atenções estão voltadas para isso”, ponderou.

Em 2012, além da experiência no carnaval como destaque da escola X-9 Paulistana que teve como tema o rali dos Sertões, a musa recebeu novas propostas de trabalho como um convite para ingressar na Fórmula Truck. ''Há grandes possibilidades que eu vá para a Fórmula Truck. Foi uma surpresa, recebi a proposta e é algo que estou analisando bem, sou competitiva, quero algo para realização profissional, não apenas para o glamour'', afirmou.

''Este ano começou bem, com novas experiências, novos convites e muitas oportunidades. Estou muito feliz'', completou Helena, avisando que em 2013 estará no sambódromo de ''qualquer jeito''.

*Post atualizado às 10h09

(por Ana Jardim)