Blog Salto Alto

Arquivo : abril 2013

Cristiano Ronaldo perdeu mais uma semifinal e precisa de consolo
Comentários 15

UOL Esporte

Crédito: AP Photo/Andres Kudacki

O galã do Real Madrid está triste e frustrado. Pelo terceiro ano seguido, Cristiano Ronaldo é eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões com o time espanhol. Mesmo empenhado, ele não apresentou grande atuação e não conseguiu ajudar o Real Madrid a virar o placar agregado contra o Borussia Dortmund nessa terça-feira.

Com uma vitória do time alemão na última quarta-feira por 4 a 1, o Real Madrid precisava vencer em casa por 3 a 0, mas só marcou 2 gols, apesar de não sofrer nenhum.

A frustração de Ronaldo é compreensível e, por isso, o Salto Alto que mobilizar as internautas para consolar nosso galã.

Mande sua mensagem para o camisa 7 de Real Madrid!


Conselheira de esposas ‘boleiras’ condena gafes e desabafos no Twitter
Comentários 6

UOL Esporte

Eterna conselheira das esposas dos atletas que faziam parte dos clubes dirigidos pelo lendário Antônio Lopes, dona Elza (esposa do treinador) é um personagem do futebol, mas está longe das redes sociais. Aos 71 anos de idade, ela, no entanto, tem acompanhado de perto o estrago feito pela publicação de posts desastrosos feitos por companheiras de atletas como Júlio César, Dênis e Jean no ano de 2013.

No ímpeto de defender o marido da fúria da torcida ou na ingenuidade de publicar uma foto do esposo com camisa de um time rival, elas têm virado notícia e muitas vezes deixam os companheiros em verdadeiras saias justas.

“A Suzana Werner, por exemplo. Eu tenho certeza que a intenção dela foi das melhores, mas o que ela fez não pode. Publicar a foto do marido com a camisa do time rival me parece algo ingênuo. Não digo com maldade, mas foi uma atitude infantil”, disse dona Elza sobre a ex-atriz, que publicou, na semana passada, no Instagram, uma foto do goleiro com a camisa do Chelsea –Júlio joga no Queens Park Rangers e a imagem causou desconforto com os torcedores da equipe, que luta para fugir do rebaixamento na Inglaterra.

VEJA TRAPALHADAS FEITAS POR ESPOSAS DE ATLETAS

Defensora convicta do trabalho de Lopes nos clubes pelos quais passou, dona Elza sempre esteve atenta ao comportamento das esposas dos atletas. De 1992 a 2011 organizou reuniões com as mulheres dos jogadores, justamente para ensinar, ouvir, aconselhar e, sobretudo, fugir das polêmicas.

“Em todo time eu fazia isso. A mulher muitas vezes não entende porque o marido não é titular e tumultua. Quando isso acontecia eu procurava conversar e passar a mensagem de que ela deveria levar força ao jogador para que ele treinasse mais e não reclamasse”, explica.

O conselho, segundo ela, vale para Carol Paes, mulher de Dênis, reserva do São Paulo. “Conheço o Rogério Ceni e me parece um moço muito educado, muito centrado. A hora do reserva vai chegar, mas só se ele se dedicar muito”, analisou a especialista sobre a conduta da esposa, que alfinetou o maior ídolo da história do São Paulo após um gol sofrido na derrota sobre o The Strongest, pela Libertadores. “Rogério Ceni falha no primeiro gol!!! Ele não dá chance nem para a mãe dele…”, disse Carol na ocasião.

Segundo dona Elza, o grande problema das esposas está justamente na ansiedade. No momento da raiva aparece o desabafo e quando o mesmo é feito pela internet gera situações ainda piores e de proporções enormes.

“Usar a internet para desabafar é um erro grave. Se elas fossem esposas de times que o Lopes treinou eu diria para não usar, diria para conter o ímpeto de reclamar e se tiverem que opinar que sejam diretas e tenham a coragem de falar isso diretamente para a outra pessoa envolvida”, alfineta.

Outra receita infalível para manter a imagem do marido em alta é não despertar a ira dos fanáticos. “Provocar a torcida, mesmo que sem querer, só aumenta o tamanho do problemas”, explica Elza.

As críticas vindas das arquibancadas, segundo ela, jamais podem ser rebatidas e este foi o erro de Mariana Moreira, esposa do lateral Jean, que atuou na noite de quarta-feira pela seleção brasileira no Mineirão.

“Mineirão ontem lotado, estava tudo lindo e a torcida? Ridícula”, lamentou Mariana, que, de quebra, ainda ‘cornetou’ substituto de Jean na partida. “Marcos Rocha, quem é? Joga aonde?”, disparou.

A dica universal para lidar bem com a carreira dos maridos, no entanto, é a mais simples. “Trate todo mundo bem. Do repórter ao presidente do clube cumprimente todos e seja educada”, finaliza.

Saiba quem é Dona Elza

Considerada um personagem folclórico do futebol nacional, dona Elza, hoje com 71 anos, sempre defendeu o marido, Antônio Lopes, com unhas e dentes nos muitos clubes dirigidos pelo ‘delegado’ –apelido do ex-técnico. Figura frequente na imprensa, ela tinha voz ativa nos times comandados pelo ex-treinador entre 1992 e 2011.

Bem humorada, já chegou a participar de programas de TV, como o comandado por Milton Neves. Dentro dos clubes, seu papel era criar reuniões com as esposas dos atletas comandados por Lopes e criar um ambiente sem polêmicas.

* Evandro César Lopes, do UOL, em São Paulo

–  Crédito da foto: Rosane Marinho/Folha Imagem


Sonnen mostra lado romântico e conta como usou celular para conquistar a noiva
Comentários 8

UOL Esporte

Todo mundo conhece o lado falastrão de Chael Sonnen e, mais recentemente, pôde-se ver sua faceta como um ótimo técnico no TUF 17. E o norte-americano ainda tem mais por trás da máscara de lutador malvado: há o Sonnen galanteador.

LEIA MAIS: Fã-clube provoca “Maxixida” e aposta em Sonnen contra Jones

Em um vídeo recente (um comercial da marca AXE), o desafiante ao cinturão dos meio-pesados deste sábado, no UFC 159, conta como conquistou sua noiva, com direito a uma mentirinha de leve para garantir o sucesso da cantada. O relato é bem legal, com ambos dando suas versões da história. Confira só:

Chael Sonnen: “Eu estava em uma luta em Portland e ela estava lá, mas relutantemente, estava acompanhando o irmão. Eu a vi e tentei puxar papo, mas ela fugiu de mim. Então, eu a segui. Era um lugar de dois andares, estava lotado e eu tive de andar no meio da galera para achá-la de novo. Ela não sabia quem eu era, não sabia meu nome, mas consegui emprestar seu celular. Eu disse: ‘hei, meu celular morreu. Posso usar o seu?’. Então eu liguei para mim mesmo. Quando o devolvi para ela, ela saiu correndo de novo, mas aí eu já tinha seu número.”

Brittany Smith: “Meu irmão estava vindo, falando ‘não fale com a minha irmã’ e me puxando. Ele já tinha conseguido meu telefone e começou a mandar mensagens: ‘não empreste seu celular para estranhos’, enquanto eu saia com meu irmão (risos).”

Chael Sonnen: “E nós saímos na noite seguinte e fiquei com ela desde então.”

[uolmais type=”video” ]http://mais.uol.com.br/view/14421974[/uolmais]

Sonnen ficou noivo de Brittany em 2013 e deu suas dicas para os casais. “Nós não somos especialistas em relacionamento, mas há um conselho: se não vier com facilidade, você precisa deixar passar. Se for a coisa certa, será fácil e vai acontecer. Esta é a nossa história.”

O norte-americano encara neste sábado Jon Jones, em um duelo valendo o cinturão dos meio-pesados pelo UFC 159. Acompanhe todos os lances da noitada de lutas pelo Placar UOL. (Foto: Getty Images)

LEIA MAIS:
Em pesagem com gesto obsceno, Sonnen se diz ‘mito’ que derrubará Jones
Sonnen finalmente se assume como zebra após falatório contra Anderson
Lyoto vê Jones inderrubável e crê em vitória sobre Sonnen no 2º round

Conheça as gatas que já fisgaram lutadores de MMA

Conheça as gatas que já fisgaram lutadores de MMA

[tagalbum id=”17445 AND 45348″]


Após engordar 32kg na 1ª gravidez, Juliana Veloso “aprende” lição e dá dicas para gestantes
Comentários 4

UOL Esporte

Juliana Veloso ‘planta bananeira’ à beira de piscina do Fluminense (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 32 anos,  a saltadora Juliana Veloso se prepara para dar a luz pela segunda vez. Mãe de Pedro, de 3 anos, ela agora está na 38ª semana de gestação de Tiago, que deverá nascer nos próximos dias, no Rio de Janeiro.

Representante do Brasil nas últimas quatro Olimpíadas nos Saltos Ornamentais, Juliana teve duas gestações completamente diferentes. Na primeira, logo após os Jogos de Pequim-2008, demorou quase seis meses para descobrir que estava grávida e, por isso, engordou 32 quilos. Na atual, engordou ‘somente’ 14 quilos.

“Na primeira eu não passei mal, mas engordei mais. Nesta, engordei menos, mas passei mal demais. Muito mesmo”, afirmou a saltadora, em entrevista ao Salto Alto.

A diferença de 18 quilos ganhos de um bebê para o outro tem uma explicação. Quando soube que estava esperando Tiago, três meses após o fim de sua participação nos Jogos de Londres, já começou todo o procedimento pré-natal, com exames, testes e acompanhamento médico.

‘Experiente’ no assunto, Juliana deu dicas de como não ganhar tanto peso ao longo da gravidez, e de como controlar os frequentes enjoos, que fazem algumas mulheres sofrerem enquanto carregam o bebê.

As dicas de Juliana

1 – Como não ganhar tanto peso – e como perder depois

“Na primeira, eu fazia ginástica e musculação. Nesta eu só fiz caminhada. Enquanto podia, eu corria. Depois, só andando mesmo. A caminhada ajuda a queimar calorias, pode ser sem descanso no início. Mesmo com preguiça, tem que fazer, pois se parar dois dias, não recupera mais o ritmo”.

“Como demorei a saber que estava grávida, demorei para fazer os primeiros exames. Por isso, tive diabete gestacional, aumento de pressão, colesterol… Nesta, soube no começo, então fiz todo o acompanhamento e me policiei quanto a açúcar, essas coisas”.

“Eu parei de fazer atividade física de uma hora para outra. Estava super ativa, e de repente parei. Não sei se tem muita relação, mas acho que tem que ir diminuindo aos poucos. O corpo sente”.

“Eu perdi muito rápido porque fechei a boca, fiz uma dieta muito rigorosa. Engordei 30 kg em três meses, então corri para perder tudo de novo”

2 – Como controlar o mal-estar

“Se eu soubesse, acho que ficaria rica (risos). Eu passei muito bem no Pedro e no Tiago passei pessimamente, muito mal”.

– “Limão puro me ajuda, mas deixa a boca ferida”
– “Tomate-cereja também foi bom para mim”.
– “Acho que a maior dica é não ficar com fome , sempre comer um pouquinho…”

Retorno às piscinas

Mesmo após a segunda gravidez, Juliana não pensa em deixar as piscinas. Pelo contrário. Cerca de 45 dias após o nascimento de Tiago, ela já recomeçará as atividades físicas. A meta é estar ‘no ponto’ no começo de dezembro, quando disputará um campeonato em Campinas. O objetivo maior é disputar sua quinta Olimpíada, no Rio de Janeiro, em 2016.

“Imagina, o Pedro vai ter 6 anos, vai entender tudo e vai tirar onda com os coleguinhas dele. O Tiago vai ter 3, vai ser menor, mas seria demais ter minha família torcendo por mim. Eu gosto muito de saltar, é sacrificante, o corpo cansa, mas se eu não achasse que tenho condições de ser melhor, já tinha parado.Depois que o Pedro nasceu, eu melhorei muito meu nível técnico. E ainda tenho mais para crescer”, finalizou.


Após pedido de casamento no UFC, o Salto Alto relembra momentos românticos no esporte
Comentários 1

UOL Esporte

Crédito: Reprodução/Twitter

“Não sou perfeito, nunca fui. Mas você me faz feliz todos os dias, mais do que qualquer homem tem o direito de ser. E eu te amo. Casa Comigo?”

A frase poderia ser de um filme de romance, mas foi dita, por incrível que pareça, em um octógono do UFC. No último sábado, o lutador Ben Henderson garantiu o cinturão dos leves e aproveitou a comemoração para pedir a namorada em casamento.

Na entrevista pós-luta, o Hendeson pediu licença ao repórter Joe Rogan e se declarou à namorada. Assista à declaração aqui.

Esta não é a primeira vez que cenas como esta tem o esporte como pano de fundo. O Salto Alto lista abaixo outros momentos românticos no mundo esportivo.



Ronda Rousey revela dificuldade em encontrar roupa para proteger os seios nas lutas de MMA
Comentários 7

UOL Esporte

Ronda Rousey quase ficou com os seios à mostra na luta contra Liz Carmouche

Ronda Rousey está acostumada a dar longas entrevistas, falando de todo tipo de assunto, até pelo fato de ser uma pioneira no MMA feminino e a primeira campeã do UFC. Mas o site Middle Easy conseguiu abordar algo diferente no aspecto feminino em relação às lutas: os seios.

A discussão é pertinente. Em março, na primeira luta feminina da história do UFC, Ronda quase ficou com os seios à mostra durante o combate com Liz Carmouche.  Para a lutadora, a escolha de uma roupa confortável e que não mostre os seios durante as lutas é complicada.

“É difícil, porque precisa servir exatamente. O problema é que tudo acontece de última hora, com chegada de patrocinadores, e não dá tempo nem de ir experimentar e escolher um modelo. Uma vez pedi roupas iguais à da (Sarah) Kauffman e, quando chegou, estava errado. E não há como mudar um dia antes da luta. Então, tive que improvisar e usar outro sutiã por baixo…”, detalhou ela.

Se os seios são uma preocupação e têm de ficar bem presos para nenhum acidente acontecer no decorrer de um combate, um lado bom no caso de Ronda é quanto à perda de peso.

“Eu tenho este estilo de corpo em que perco peso primeiro na região do peito e depois na do bumbum. Meu corte de peso é um pouco mais fácil do que com as meninas em que acontece o inverso. O meu sistema é eficiente”, afirmou a campeã peso galo.

Ronda ainda foi questionada se sabe de alguma informação de bastidor que confirme os rumores de que Miesha Tate colocou silicone. “Eu acho que não, ela deve usar sutiãs de sustentação debaixo do top esportivo. Esta é minha teoria (risos). A Cat (Zingano) eu não sei, porque ela tem aquele peito que fica aparecendo na lateral (risos). Está soando como seu eu ficasse checando o peito das meninas, mas eu apenas notei! Talvez ela tenha seios bonitos, ou não sei, talvez isso aconteça quando você é mãe”, analisou Ronda.

Ronda Rousey estreou no UFC com finalização no primeiro round contra Liz Carmouche – mais uma vez com uma chave de braço, como ocorreu em todas as suas lutas até aqui -, e recentemente assistiu à segunda luta de mulheres no Ultimate. Cat Zingano nocauteou Miesha Tate e ganhou o direito não só de ser desafiante ao cinturão peso galo, mas de virar técnica na edição número 18 do reality show, contra Ronda.

“Estou feliz por elas. Eu queria que elas fossem bem. Não quero que me vençam, mas quero que lutem bem. Eu estou muito animada pelo futuro das mulheres”, comemorou a lutadora.


Que bonito é! Sósia de Orlando Bloom, alemão está na mira do Barça e é aposta do Borussia
Comentários 4

UOL Esporte

Crédito: Divulgação/Borussia Dortmund

O zagueiro Mats Hummels foi o reforço do Borussia Dortmund na goleada por 4 a 1 sobre o Real Madrid nesta quarta-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões. Ele ficou afastado da equipe alemã por mais de um mês devido a uma lesão e não jogou as primeiras partidas dos mata-matas da Liga dos Campeões. No retorno desta quarta, porém, ‘tirou o atraso’. Cheio de vontade, Hummels foi o principal homem da defesa alemã.

Mats Hummels foi muito elogiado por Ronaldinho Gaúcho e já foi cotado como novo reforço do Barcelona.

Apesar de uma falha feia no fim do segundo tempo, que gerou o gol do Real Madrid,o zagueiro não perdeu a confiança da torcida que entoou seu nome nas arquibancadas lotadas do estádio Signal Iduna Park no retorno para o segundo tempo. Com o apoio de seus torcedores, o jogador foi muito bem no segundo tempo e impediu que os espanhois ameaçassem a defesa alemã novamente.

Mas Mats Hummels também ganha fãs fora do âmbito do futebol. Muito parecido e constantemente comparado ao ator britânico Orlando Bloom, o zagueiro também conquista as torcedoras por sua beleza. A boa aparência já lhe rendeu lugar na capa da edição alemã da revista masculina GQ e muitos elogios de seu editor.

“Ele é um homem inacreditavelmente belo, de uma beleza simples e sem rodeios. Também é, como ele mesmo admite, uma beleza de herói. Esta é uma qualidade que combina bem com um modelo de capa”, disse Dominik Schuette, editor-chefe da GQ alemã ao divulgar a revista lançada em 2012.

Mats Hummels (direita) é constantemente comparado ao ator Orlando Bloom (esquerda).
A semelhança entre os dois é inegável.

Além de “capa de revista”, Hummels é destaque pelo futebol no Borussia Dortmund e chama a atenção de outros clubes europeus. Em março deste ano, foi apontado como nova contratação do Barcelona. Segundo a imprensa alemã, o zagueiro iria para a Espanha no fim desta temporada. A informação, porém, não é oficial.

Mas, se depender do ex-jogador do Barcelona, Ronaldinho Gaúcho, Hummels já estaria no time espanhol.  Em entrevista ao jornal alemão Bild, o meia do Atlético-MG indicou o alemão para seu ex-clube. Segundo ele, o jogador seria o melhor reforço para a equipe. “Ele é muito forte fisicamente  e é bom tecnicamente. Seus passes são milimétricos e sempre se impões nos duelos um contra um”, declarou o brasileiro.

Esta qualidade técnica tão elogiada por Ronaldinho vem de berço: o pai, Hermann Hummels, é ex-jogador e ex-dirigente de futebol, e o irmão, Jonas Hummels, também atua profissionalmente, só que por um time da terceira divisão alemã, o SpVgg Unterhaching.

Com contrato com o Borussia Dortmund renovado até 2017, Hummels disse que deixaria clube para jogar no Barcelona.

A influência de Hermann Hummels na carreira do filho é clara,  já que o zagueiro foi formado nas categorias de base do Bayern de Munique, time no qual, à época, o pai trabalhava como coordenador das categorias de base.

Hummels começou quando tinha apenas 6 anos de idade, e assinou o primeiro contrato profissional aos 17 anos, quando foi contratado pelo próprio Bayern de Munique.

No Borussia desde  2008, inicialmente por empréstimo e a partir de 2009 com contrato, Hummels é uma das principais apostas da equipe para a busca do segundo título em Liga dos Campeões – a equipe alemã foi campeã europeia em 1997. Visado, ele ainda não deve deixar o time, já que renovou seu contrato com o Borussia até 2017.

A exceção para sair de Dortmund é apenas uma: o Barcelona.  Em entrevista ao jornal alemão Bild, Hummels cogitou jogar no time espanhol. “É um dos únicos três times do mundo para o qual eu iria. Mas, antes consideraria se faz sentido sair. Não estou dizendo que quero sair”.


Especialistas analisam o ‘look’ dos técnicos de futebol e condenam agasalhos esportivos
Comentários 2

UOL Esporte

Crédito: Leandro Moraes/UOL e Philippe Marcou/AFP

Eles ficam à beira do gramado, no banco de reservas, observando as partidas de futebol. Comandantes dos times, os treinadores muitas vezes chamam a atenção pelos gritos e gestos de orientação aos jogadores. Alguns deles, porém, são notados pela elegância ao se vestir, ou pela falta dela.

Procuradas pela equipe do Salto Alto, especialistas em moda criticaram os agasalhos esportivos usados por muitos treinadores e elogiaram àqueles que optam por usar terno nos jogos.

A estilista e professora de moda da Faculdade de Belas Artes, Nilzeth Gusmão, defende que os treinadores devem usar roupas mais elegantes, para se diferenciarem dos jogadores. “Tendo em vista que o treinador não precisa correr em campo e, em tese, deveria ficar no banco observando o jogo, acho o terno muito mais elegante, mas não necessário. O treinador pode usar uma roupa mais casual e o agasalho pode ser usado apenas pelos jogadores”.

Mas não basta deixar o agasalho esportivo no armário para agradar. O ex-técnico da seleção brasileira e atual comandante do Internacional, Dunga, por exemplo, foi criticado pelas camisas que usava nas partidas da seleção. O treinador, que comandou o Brasil entre 2006 e 2010, optava por ‘looks’ com camisas e blazers, em um estilo ousado, mas que não agradou. Pelos erros no visual, o ex-jogador foi alvo de diversas piadas na internet.

Consultora de moda de Dunga, a filha e estilista Gabriela Verri explicou ao Salto Alto como influenciou nas roupas do pai e deu dicas para outros treinadores de futebol.

“Quando eu dava umas opiniões no visual do meu pai, eu levava muito em conta a personalidade dele. Não tem como mudar o estilo da pessoa. Eu achava importante ele se sentir à vontade para ele ser ele mesmo.”, conta.

Para ela,  não há um dress code (regra para se vestir) para os técnicos de futebol, eles devem escolher as roupas de acordo com a sua personalidade. Mas também considera os ternos mais bonitos e elegantes.

O treinador do Real Madrid José Mourinho é apontado por ela como exemplo de estilo. ” O Mourinho está sempre muito elegante. Na Europa, eles são mais ligados à moda mesmo”.

No Brasil, são poucos os treinadores que usam o look aprovado pelas especialistas à beira do gramado. Tite, do Corinthians, Luxemburgo, do Grêmio, e o próprio Dunga, do Internacional, são os mais vistos de ternos e camisas nos jogos.

Para os outros comandantes, que não gostam da roupa social, Nilzeth dá uma “colher de chá”.

“O terno acaba limitando os movimentos, e dificulta levantar os braços, como faz o treinador Tite e muitos outros que só faltam entrar em campo e jogar”. Mesmo assim, ela lembra: “o treinador também tem um limite de circulação durante o jogo, senão recebe cartão”.

A dica das especialistas e do Salto Alto para os treinadores é equilibrar o visual entre o esportivo e o social, deixando o agasalho de lado para se diferenciar dos jogadores. Mas sem deixar a personalidade de lado, é claro.


Vaidosas, mulheres do esporte usam artimanhas para esconder roxos e machucados
Comentários 1

UOL Esporte

As contusões no esporte são frequentes tanto no masculino quanto no feminino. Mais vaidosas, as mulheres sofrem com as marcas deixadas por trombadas, quedas, fortes entradas e encontrões, mas têm seus segredos e artimanhas para disfarçarem os machucados quando saem para as ‘baladas’.

Futebol, basquete, rúgbi, atletismo e lutas são alguns dos esportes que proporcionam maiores lesões corporais, para desespero das meninas que gostam de sair à noite. Porém, as moças se dizem já acostumadas com a situação e revelam algumas dicas e segredos, especialmente com maquiagem, para esconder e camuflar os incômodos roxos pelo corpo.

No rúgbi, esporte que pode ser visto como violento por várias mulheres, a jogadora Tereza Raquel Bastos, do Rio Branco, afirma que as lesões mais comuns são mesmo nas pernas e às vezes algum olho roxo. Ela recomenda o uso de gelo para as garotas. No futebol, as pernas são também os principais alvos dos hematomas, e no judô, o rosto e as orelhas são os mais atingidos.

Judoca olímpica, Maria Portela vê como normais as marcas pelo corpo. “Atleta de alto rendimento já se acostuma a ficar machucado no dia a dia, e no judô principalmente. A gente sai bastante machucada no corpo inteiro. Às vezes as pessoas estranham um pouco, mas já nos acostumamos”, disse ela ao UOL Esporte.

Maria Portela esconde machucado no nariz, mas não deixa de usar uma saia mais curta na hora de sair.

“O gasto com maquiagem é grande, não tem o que fazer. A gente carrega muita maquiagem para onde quer que vá”, revelou a gaúcha Maria Portela. Lateral da seleção brasileira de futebol e hoje na equipe do Centro Olímpico, de São Paulo, a vaidosa Maurine disse que prefere usar um traje mais comprido para esconder as marcas das lesões.

“Nunca deixei de sair por causa disso. Não tenho nenhum segredo para disfarçar, se a marca está muito feia, uso uma calça, ou alguma roupa que esconda”, falou a jogadora, que também afirmou que no futebol, as atletas já estão habituadas com as marcas.

Maurine coloca perna em balde de gelo após partida pela seleção brasileira

“Nunca vi nenhuma companheira reclamando que ficou envergonhada de sair por causa de alguma marca. É normal, então já estamos acostumadas”, disse Maurine, medalha de prata com a seleção nos Jogos olímpicos de Pequim-2008.

Tereza Raquel Bastos, que além de jogadora de rúgbi escreve também no Rugby de Calcinha, já falou inclusive sobre os hematomas no blog. “Você está programando aquela festa pra estrear o seu vestido novo quando você olha que, após aquele try lindo, tem um hematoma na sua perna. Não é caso para pânico! Disfarçar esse monstro é fácil, basta você ter em mãos sua maquiagem.”

“Acho que este é o único modo de fazer isso. Primeiro, se for recente, coloque gelo que ajuda bastante a dissolver o sangue e evitar que fique roxo. Depois colocar uma compressa quente ajuda também, seguida com um pouco de remédio para este fim, como Gelol. Segundo, você faz a maquiagem em cima do hematoma como se estivesse acertando sua pele facial. Passe primeiro o corretivo (opcional), depois a base (espalhe bem até o roxo desaparecer) e depois o pó compacto (sem exagero, apenas pra tirar o brilho da base). O segredo está na tonalidade do produto que tem que ser de acordo com sua pele.”

Quem também pode reclamar dos hematomas são os namorados das atletas. Mas se o rapaz também for esportista, a situação pode melhorar.  “Ele entende, porque também é lutador e também sofre desse problema, mas se não fosse, com certeza ia estranhar por sairmos com cortes e hematomas”, declarou a judoca Maria Portela, que namora um lutador de jiu-jítsu.

Uso do Kinesio Taping pode também amenizar os roxos dos hematomas

Por Marcio Monteiro e Rodrigo Farah


Grávida, técnica do judô feminino quer filhos ‘faixa preta’ e deve voltar à seleção em 2014
Comentários 15

UOL Esporte

 

Crédito: Acervo pessoal

A vocação para mãe da técnica da seleção brasileira feminina de judô, Rosicleia Campos, finalmente será colocada em prática. Aos 43 anos, a treinadora, conhecida por tratar suas atletas como filhas, está grávida de gêmeos.

Os bebês devem nascer em meados de maio e Rosicleia diz já estar preparada, pelo menos na teoria.  “Estou lendo tudo sobre mães e gravidez. Se tivesse uma prova escrita, eu passaria com certeza. Mas na prática eu não sei. Nunca peguei um recém-nascido no colo, porque eu sou muito estabanada”, revelou em entrevista ao Salto Alto.

A gravidez é um sonho da treinadora, que já mostrou levar jeito para a maternidade. É tratada como mãe pelas atletas, que também estão animadas com os bebês.  “Tenho um instinto protetor meio de natureza. Trato as meninas aqui como minhas filhas, converso e cuido delas fora do tatame também. Elas acabaram de organizar um chá de bebê, todo mundo comprou pilhas de fraldas, e eu fico muito feliz. É diferente para elas também”.

Agora, as judocas terão que dividir a atenção da treinadora. Ela garante que Ana Clara e Matheus também irão praticar o esporte, e os quimonos já estão reservados – Rosicleia ganhou dois uniformes para bebês da judoca Erika Miranda. “Nem penso na possibilidade de eles não lutarem. Acho que vou colocar uma regra, enquanto não chegarem à faixa preta eles não poderão parar de lutar”, brinca.

Mas os planos de Rosicleia não são de treinar os filhos, apenas incentivar que gostem do esporte, para desenvolver a coordenação motora e para que aprendam a perder.

“O esporte traz muito para a criança. Vou incentivá-los a praticar o judô, mas esse negócio de pai treinar filho não dá certo. Senão viro megera, já vai ter bronca em casa, no tatame também não dá”.

E os puxões de orelha já começaram. A treinadora dá bronca nos filhos antes mesmo de eles nascerem. “Quando eles começam a se mexer muito (na barriga) à noite, mando sossegarem porque já está tarde”, conta.

Preocupada com a maternidade, Rosicleia já tem tudo planejado para conciliar a carreira e os filhos. No mundial de judô que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro deste ano, ela deixará o comando da seleção feminina nas mãos do colega Mário Tsutsui. Mesmo assim, aproveitará que as lutas serão no Brasil e irá acompanhar o campeonato.

Em janeiro de 2014, quando os filhos estiverem com 8 meses, ela pretende retornar às competições. “Eles não vão depender tanto de mim. Toda mãe é muito mais fundamental nos três primeiros meses”, explica.

Mesmo assim, a ansiedade é grande. “Não tenho ideia de como vai ser, tenho medo de exagerar, de ser over“. Já experiente no assunto, a mãe da treinadora tranquiliza: “quando nasce um bebê, nasce junto uma mãe”.

 (Por Júlia Caldeira e Rodrigo Farah)