Blog Salto Alto

Mulher de Federer é mentora da carreira e motivo para o tenista não se aposentar

UOL Esporte

Crédito:Glyn Kirk/AFP

Mulher de um dos maiores tenistas da história, Mirka Vavrinec comprova o ditado de que atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher. A ex-tenista eslovaca é casada há três anos com Roger Federer (embora o relacionamento já venha desde 2000) e é fundamental para a carreira do número dois do mundo.

Ela não teve grandes conquistas na época de esportista – Mirka jogou profissionalmente por apenas 4 anos, teve que se aposentar por conta de uma lesão no pé e sua melhor posição no ranking da WTA foi 76ª, em 2001 -, mas é ótima companheira e mãe. Ciente da rotina de viagens e treinos exigida pela carreira de atleta profissional, a eslovaca apoia Federer aonde quer que ele vá, além de fazer o papel de relações públicas do atleta.

''Ela me acompanha sempre que pode e creio que já teria me aposentado se ela não gostasse de me acompanhar'', declarou o suíço, em entrevista ao jornal argentino La Nación em novembro do ano passado.

Mirka e Federer se conheceram nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, quando engataram um namoro. Em 2001, ficaram noivos, mas só se casaram em abril de 2009, quando também anunciaram o nascimento das filhas gêmeas: Charlene Riva e Myla Rose.

Mirka e as filhas gêmeas são presença garantida nos jogos de Roger Federer

Desde então, as três, Mirka, Charlene e Myla, costumam comparecer às arquibancadas dos principais torneios de tênis do mundo, dando o apoio necessário a Federer, o que parece surtir efeito dentro das quadras.

''Mirka sempre me ajudou. É uma grande companhia. Quando a conheci, eu não tinha nenhum título e agora tenho 76. Isso pode explicar o que acontece, ela me acompanha em tudo e seu papel tem sido muito importante'', apontou Federer.

Apesar de estar sempre presente, a mulher de Federer procura manter a discrição. Sempre elegante, apenas acompanha os jogos e pouco expõe sobre sua vida pessoal com o tenista. São raras as vezes em que o nome do casal é visto na imprensa.

Já Federer não esconde as mudanças que Mirka trouxe a sua vida. Além de apontar o melhor desempenho dentro das quadras e o incentivo para continuar jogando, o suíço declara que o relacionamento fez com que ele tivesse um carinho especial por Olimpíadas.

''É sempre uma coisa bacana para nós e para nossa relação pensar sobre o tempo em que nos conhecemos e de ter acontecido em uma Olimpíada. Quando penso nas Olimpíadas, só penso em coisas boas. Penso em como o evento é grande e o que fez para mim e para minha carreira, mudando também minha vida pessoal'', declarou o tenista ao portal Yahoo antes dos Jogos de Londres em 2012.

Roger Federer e Mirka Vavrinec mantêm um relacionamento estável e de cumplicidade, mas o suíço não nega a dificuldade de conciliar o amor pelo esporte e a família. Em entrevista ao jornal O Globo, o suíço falou sobre este desafio e disse contar com o apoio da mulher e das filhas para superá-lo.

''É um desafio para mim conciliar as coisas, mas tenho uma mulher maravilhosa, que me apoia e é fundamental para a minha carreira. Tem sido desafiador, realmente. Existem os treinos, os jogos, as viagens. Elas viajam comigo em 95% das vezes. A família vem primeiro, claro, mas o tênis é a minha vida''.

Roger Federer, tenista suíço

Roger Federer, tenista suíço